Se algo te incomoda em seus lábios, seja o volume ou não, de fato o preenchimento labial é a melhor opção para reverter o problema. O procedimento é adotado por diversas celebridades no mundo todo, e tende a elevar a autoestima quase que instantaneamente, pois mesmo com o inchaço que aparece logo após sua finalização é possível vislumbrar como a área ficará após o período de recuperação.

Mas mesmo tendo decidido realizar o preenchimento, é importante que você fique a par de algumas informações sobre ele, que podem inclusive te deixar mais tranquila e segura, além de te alertar sobre contra-indicações e riscos que podem ocorrer caso procure o profissional errado.

Para te ajudar, abaixo separamos 10 coisas que você deve saber antes de realizar o preenchimento labial. Confira cada uma delas:

1. Não deve ser realizado por qualquer profissional

Via de regra, é possível encontrar diversos profissionais que possuem conhecimento sobre o assunto, como os dermatologistas, porém o mais indicado é que um cirurgião plástico que faça parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica realize o procedimento, uma vez que possui mais propriedade para determinar como a área deve ser trabalhada de modo a manter a harmonia com o resto do rosto.

2. Não há necessidade de internação

O preenchimento labial com ácido hialurônico pode ser realizado na própria clínica de estética, pois é extremamente rápido e permite o retorno para casa e para as atividades do dia a dia normalmente. Ele é feito através de aplicações de injeção do produto após a anestesia local começar a fazer efeito. Depois das aplicações é feita uma massagem para que o ácido se aloje de forma uniforme e pronto, basta seguir as recomendações e em poucos dias o inchaço vai embora.

3. Não há riscos para a saúde da paciente

O ácido hialurônico é o produto mais indicado para esse procedimento, devido promover a hidratação e estímulo do colágeno, uma vez que é produzido em partes pelo nosso corpo. Dessa forma, não há nenhum tipo de rejeição e o resultado fica extremamente natural. O contrário pode ocorrer caso o produto utilizado seja derivado do petróleo, por isso é importante escolher bem o cirurgião e sua forma de trabalho, desconfiando de preços muito baixos.

4. As contra-indicações são mínimas

O preenchimento labial deve ser realizado somente em maiores de idade e que não tenham nenhum tipo de alergia ao ácido hialurônico. Gestantes, pessoas com doenças autoimunes, herpes ou qualquer tipo de lesão nos lábios também devem evitar o procedimento.

5. A recuperação é rápida e tranquila

Por não se tratar de uma cirurgia, a recuperação após o preenchimento labial ocorre de forma rápida e sem que seja preciso repouso. Os cuidados recomendados pelo cirurgião envolvem basicamente evitar qualquer contato brusco com os lábios, tendo atenção redobrada ao comer e beber, e manter a área limpa para evitar que apareça alguma infecção.

6. O procedimento pode ser desfeito

Em uma conversa com o cirurgião você deverá explicar exatamente o resultado que espera e juntos, vocês irão determinar como será o preenchimento. Porém não é impossível encontrar pacientes que por algum motivo não gostaram dos novos lábios, e se esse for o seu caso saiba que é perfeitamente possível voltar ao que era antes, uma vez que existem substância que podem ser aplicadas para que o ácido se degrade de forma mais rápida.

7. Seu efeito não é definitivo

Embora extremamente satisfatório, o resultado obtido com o preenchimento labial não é definitivo, durando até 12 meses, aproximadamente. A boa notícia é que o ácido utilizado mantém a pele estimulada mesmo após se degradar e é possível fazer uma nova aplicação, de preferência com o mesmo profissional.

8. Não há risco de ficar com os lábios “estranhos”

Outro benefício de escolher um bom cirurgião para fazer o preenchimento labial é que essa escolha evita que os lábios fiquem assimétricos ou estranhos por algum outro motivo. Afinal, com anos de experiência no assunto, ele saberá a quantidade certa de ácido a ser aplicada.

9. Pode ser utilizado para diversas finalidades

A aplicação será feita considerando a necessidade de cada paciente, mas vale ressaltar que não é indicada somente para dar volume. Lábios que precisam ser projetados ou que tenham rugas, por exemplo, também se beneficiam com ótimos resultados. Leia também “5 benefícios do ácido hialurônico para as olheiras”

10. Pode ser feito também com gordura corporal

Pacientes que possuem alergia ao ácido hialurônico contam com uma outra alternativa para o preenchimento labial que, embora não tão utilizada, apresenta os mesmos resultados. Trata-se da utilização da gordura corporal da própria paciente, retirada de partes estratégicas e alojada nos lábios. Para esse tipo de procedimento é preciso ambiente hospitalar, e ele também pode ser desfeito.

Conheça a Clínica

A Clínica GKN – Dr. Garabet de cirurgia plástica é permanentemente atualizada para oferecer tecnologia de ponta, conforto e ambientes adequados a cada tipo de tratamento e atendimento. Acesse aqui e conheça mais sobre a clínica

Se você tiver mais alguma dúvida sobre preenchimento labial, converse com nossa equipe e aproveite para agendar seu procedimento. Não deixe também de conhecer mais sobre o Dr. Garabet, especialista em cirurgia plástica, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e responsável pela realização de dezenas de procedimentos como esse ao longo de sua carreira.

Saiba mais sobre os melhores procedimentos para rejuvenescer o rosto, acesse o conteúdo completo sobre os principais procedimentos faciais.

Clique para baixar o “Ebook – Quais os melhores procedimentos para aperfeiçoar a pele”