As pernas são uma parte do corpo muito admirada por homens e mulheres. Quando vemos atrizes e modelos na televisão, sempre reparamos em como são as suas pernas – se são bem torneadas, se são bronzeadas, se são fortes ou não. Por isso, cuidar da aparência das pernas ajuda a elevar a autoestima de muitas mulheres. Hoje daremos 10 passos para ter pernas lindas e de como cuidar da aparência e da saúde de suas pernas. O resultado serão pernas lindas, sem marcas ou manchas, que você vai querer mostrar o tempo todo!

Pratique caminhadas

Caminhar é um ótimo exercício para estimular a circulação das pernas, porque a circulação é feita com a ajuda da compressão da musculatura da panturrilha. Quanto mais você movimentar essa musculatura, melhor será o bombeamento do sangue, prevenindo a formação de varizes e inchaços.

Trabalhe seus músculos

Fortalecer a musculatura das pernas combate a flacidez e a celulite. Por isso, faça exercícios que trabalhem esses músculos, como ginástica localizada, musculação, pilates, crossfit etc. O que você preferir! Ter pernas fortes é uma garantia de pernas bonitas por mais tempo – e mais facilidade para fazer as tarefas do cotidiano.

Mantenha-se no seu peso ideal

Ficar acima do peso pode trazer problemas de circulação, o que causa varizes e inchaços na pele. Excesso de gordura também pode causar celulite. Consulte um nutricionista para saber qual é sua faixa de peso ideal e mantenha-se nela para ter pernas sempre bonitas.

Mantenha uma alimentação saudável

Para manter as pernas bonitas e o peso ideal, nada melhor do que uma alimentação saudável e equilibrada. Consuma frutas, legumes, verduras, carboidratos complexos e proteínas na medida certa. Gorduras e açúcares devem ser consumidos com moderação. Uma boa alimentação deixa a pele mais bonita, auxilia no desenvolvimento dos músculos e evita o aparecimento de celulites e estrias.

Hidrate-se bem

Hidratação é fundamental para manter a saúde e a beleza, tanto das pernas quanto do resto do corpo. Beba bastante água durante o dia, pelo menos 2 litros, para garantir um melhor funcionamento do organismo. Mas hidrate-se também por fora: use um creme hidratante recomendado para seu tipo de pele e mantenha suas pernas sem rachaduras ou descamação.

Use meias elásticas de compressão

Essa é uma dica para quem fica muito tempo em pé ou sentada: use meias elásticas de compressão. Elas podem ser compradas em drogarias ou casas de material cirúrgico. Essas meias não previnem varizes ou vasinhos, mas ajudam a melhorar o retorno venoso, reduzindo o inchaço e dores nas pernas. Se você tiver varizes, a compressão deve ser maior e a meia será prescrita por um médico. Se não, pode usar uma meia de compressão suave.

Trate varizes e vasinhos

Muitas mulheres têm varizes e vasinhos e, por vergonha de mostrá-los, escondem suas pernas. Acabe com esse problema tratando seus vasinhos com a escleroterapia tradicional ou com laser. No caso das varizes, podem ser tratadas com cirurgia, seja a tradicional ou as mais modernas, com laser e radiofrequência.

Cuide das manchas

Ter pernas completamente livres de manchas exige alguma dedicação. Consulte um dermatologista para saber qual é a recomendação para o seu caso: pode ser usar um creme clareador, um ácido ou mesmo fazer um tratamento com aplicação de luz pulsada e laser. Só um médico poderá dizer o que é melhor em seu caso. Além disso, não se esqueça de usar protetor solar sempre que as pernas estiverem expostas – mesmo se você não estiver na praia ou na piscina!

Escolha o melhor método de depilação

Se quiser se depilar, escolha o melhor método para você. Isso vai depender da sua disposição e do tipo de pele, então pode ser bom procurar um especialista. A depilação pode ser feita com lâmina, cera, linha, depilador elétrico, cremes depilatórios ou laser. Alguns métodos são mais caros, porém, mais duradouros do que outros.

Considere a cirurgia plástica

Se o aspecto de suas pernas incomoda muito e todos esses métodos não ajudam em sua autoestima, considere a cirurgia plástica. Muitas mulheres com coxas finas fazem um aumento com gordura ou próteses de silicone. Mas a maioria das reclamações nessa área é sobre a flacidez localizada, especialmente depois de uma grande perda de peso. Se o problema for de gordura localizada, pode ser feita uma lipospiração. Se tiver flacidez, há mais de um tipo de procedimento possível.

Para saber mais sobre o cuidado com as pernas e a possibilidade de uma cirurgia para ter as coxas perfeitas, entre em contato com o Dr. Garabet!