Lábios volumosos estão entre os maiores desejos das mulheres, já que estão diretamente associados à sensualidade. Afinal, melhoram a autoestima e aumentam a sensação de “poder de sedução”. Por isso, o preenchimento labial é um dos procedimentos mais procurados pelo público feminino, seja pela perda do volume causada pelo avançar dos anos, ou a desproporção entre a parte superior e inferior dos lábios.

Por ser um procedimento simples e eficaz, o preenchimento labial virou febre em clínicas de estética e de cirurgia plástica. No entanto, também é comum vermos pacientes que se submeteram ao procedimento e não tiveram um resultado harmônico, geralmente associado ao exagero na quantidade ou na qualidade do material utilizado.

Respeitando a individualidade de cada um

É imprescindível que o paciente procure um profissional devidamente qualificado (cirurgião plástico ou dermatologista) e que tenha boas referências. O especialista deverá ter uma visão estética que respeite as características individuais de cada paciente, ou seja,  pacientes com os lábios muito finos poderão ficar com uma aparência muito artificial se exagerarem já no primeiro procedimento de preenchimento labial.

O ideal é que a boca tenha uma aparência natural, e caso o paciente queira aumentar de forma muito significativa o volume da região, o aconselhável é que realize duas sessões de preenchimento para garantir que a quantidade de material é a mais indicada. Mas, no geral, os pacientes que passam pelo procedimento alcançam resultados satisfatórios já na primeira aplicação.

O preenchimento labial tem uma função corretiva e não se trata de um procedimento que fará com que os lábios fiquem idênticos ao de um artista famoso ou um parente da família. É fundamental também manter expectativas realistas, sendo essa uma das razões pelas quais os especialistas, na grande maioria dos casos, realizam o preenchimento com o ácido hialurônico, o que proporciona um resultado mais estético, delicado e natural, além de ser uma substância já presente naturalmente em nosso organismo.

Além disso, ele é mais seguro  e possui menos riscos de complicações quando comparado ao hidrogell.

Fiz o preenchimento e não gostei do resultado, e agora?

Caso você tenha realizado o preenchimento labial com um especialista que não está devidamente qualificado, é possível corrigir o resultado. Se o material utilizado foi o ácido hialurônico, o profissional pode recorrer a tratamentos que dissolvem os nódulos formados, ou então aguardar o período natural de absorção natural do produto pelo organismo, que dura de seis meses a um ano. Caso a técnica utilizada seja o hidrogel ou outra, visando um resultado definitivo, a única saída é a cirurgia dentro de um ambiente hospitalar.

Os resultados pouco satisfatórios mais comuns no preenchimento labial são:

Bico de pato: O mais comum de todos, é uma possível consequência de um desejo da paciente em querer transformar lábios muito finos em uma boca volumosa, causando um estufamento da pele e dando o efeito de “bico de pato”.

Volume em excesso: Quando o indivíduo já possui lábios volumosos, mas quer um volume ainda maior, acaba comprometendo a proporção estética do rosto.

Parte inferior e superior idênticas em tamanho: O lábio inferior é, na grande maioria dos casos, mais volumoso que o superior. Caso o profissional aplique o preenchimento nos dois lábios visando ter a mesma proporção, pode gerar um efeito antiestético.

Nódulos: Também provenientes do exagero aliado a uma má escolha do produto a ser utilizado.

Corrigir o filtro: Qualquer alteração no contorno do lábio superior, que apague o que popularmente é conhecido como “V”, na parte abaixo do nariz, proporciona um aspecto artificial e antiestético à região como um todo.

Preenchimento labial como aliado da sua beleza

O termo certo para definir um bom resultado deste procedimento é o bom senso. Quando o profissional está devidamente qualificado, identificar qual o melhor material a ser utilizado e até que ponto ele pode preencher a região para provocar um efeito estético desejável, as chances de um resultado desfavorável são praticamente nulas.

É imprescindível que o especialista esteja apto a alinhar as expectativas do paciente com o que o procedimento estético, afinal, o objetivo é que o paciente conquiste uma aparência renovada e mais jovem. Um procedimento bem sucedido fará com que as pessoas tenham a percepção de que você está diferente, mais jovial e disposto – mas sem saber exatamente o que foi feito para isso.

 Se você quer saber mais sobre preenchimento labial, clique aqui e agende sua consulta com o Dr. Garabet, um dos principais especialistas em cirurgias e tratamentos estéticos do País.

 

Confira mais formas de aperfeiçoar sua beleza do rosto aqui!