Sabe aquele aspecto envelhecido, triste e cansado causado pela flacidez ou por bolsas de gorduras na região das pálpebras? Ele pode ser facilmente corrigido pela blefaroplastia, a cirurgia de pálpebras.

Um dos procedimentos mais buscados por homens e mulheres que buscam um rosto mais jovem e descansado, a cirurgia de pálpebras é uma técnica minimamente invasiva, que deixa cicatrizes imperceptíveis ou mesmo invisíveis e com pós-operatório relativamente simples. Saiba mais!

O que é a cirurgia de pálpebras e para quem é indicada?

A blefaroplastia ou cirurgia de pálpebras é um procedimento minimamente invasivo indicado para homens e mulheres acima dos 30 anos que apresentam excesso de pele, flacidez ou bolsas de gordura nas pálpebras superiores ou inferiores ou para portadores de ptose, que é a queda das pálpebras provocada por causas musculares.

O procedimento é indicado para quem deseja dar ao rosto um aspecto mais jovem e descansado sem precisar submeter-se a cirurgias com longos períodos de internação ou com um pós-operatório complexo.

Em geral, a cirurgia de pálpebras é realizada com anestesia local com sedação e leva entre 40 e 90 minutos. Com um bisturi, o cirurgião plástico faz pequenos cortes na pálpebra para retirar o excesso de pele, gordura ou músculo antes de fechá-la com pontos removíveis, absorvíveis ou adesivos de pele.

Como as incisões são feitas em pregas da pele ou abaixo da pestana, as cicatrizes ficam imperceptíveis após o período de cicatrização. Ao final do procedimento, o paciente segue internado por um período que varia entre 2 e 8 horas e depois já pode ir para casa.

Quais são os cuidados necessários antes de realizar a cirurgia?

Em geral, o médico solicita ao paciente que realize exames básicos, como hemograma e coagulograma, que analisa a coagulação do sangue. Pacientes que fumam devem interromper o hábito ao menos um mês antes de realizar o procedimento. Medicamentos  anticoagulantes, com a aspirina, também precisam ser evitados por igual período.

Se você quiser saber mais baixe agora mesmo o e-book Checklist Pré-operatório e descubra tudo o que você precisa saber antes de ir para a cirurgia e ter os melhores resultados!

Em quanto tempo é possível ver o resultado?

Os resultados iniciais podem ser observados no final da primeira semana, quando o inchaço começa a ceder. No entanto, o aspecto final só poderá ser avaliado 3 meses após a cirurgia.

É importante ter em mente que os resultados são melhores em peles mais firmes, já que quanto mais flácida for a região, maiores são as chances de que a pálpebra volte a cair com o passar dos anos e o envelhecimento da pele.

A cirurgia de pálpebras tem alguma contraindicação?

Como trata-se de um procedimento simples, a cirurgia de pálpebras quase não tem contraindicações. Em geral, a cirurgia das pálpebras só deve ser evitada por gestantes e por portadores de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e insuficiência cardíaca, não controladas.

Como é o pós-operatório? Em quanto tempo posso retomar minhas atividades normais?

O pós-operatório da cirurgia de pálpebras é relativamente simples.  Inchaço e hematomas são comuns, mas em geral desaparecem na primeira semana após a cirurgia e podem ser amenizados com compressas geladas.

O cirurgião plástico costuma prescrever antibióticos, analgésicos, caso o paciente sinta dores, e colírios para a lubrificação dos olhos. Não há a necessidade de usar curativos na região, e a higienização deve ser feita delicadamente com água e sabonete neutro.

O ideal é ficar em repouso nos primeiros dias e retomar suas atividades habituais, como trabalhar, estudar e dirigir, cerca de uma semana após a cirurgia, quando é realizada a retirada dos pontos.

O paciente deve dormir de costas nas duas primeiras semanas e evitar o cigarro no primeiro mês, já que o tabaco compromete a cicatrização. Pelo mesmo motivo, é importante não se expor diretamente ao sol. O uso de protetor solar e de óculos em ambientes externos deve ser constante nos 3 primeiros meses para evitar manchas.

Pacientes que usam lentes de contato devem evitar o acessório nos primeiros 10 dias após a cirurgia. Já o uso de maquiagem na região dos olhos é liberado após 15 dias.

Como você pode ver, a cirurgia de pálpebras é um procedimento simples e minimamente invasivo, que pode rejuvenescer e dar um ar descansado ao seu rosto. Por isso, se você tem interesse em realizar o procedimento, não espere mais! Entre em contato agora mesmo com a Clínica Dr. Garabet e agende a sua consulta!