Quem não quer uma pele sem flacidez, uma boca e nariz bonitos, os contornos do rosto bem definidos — ou, ao menos, uma dessas coisas — que atire a primeira pedra.

Especialmente em tempos de internet e redes sociais – em que tudo pode ser exposto, e em tempo real – a procura pela “perfeição”, em termos estéticos, é algo recorrente, principalmente entre os mais jovens. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), nos últimos dez anos, o percentual de cirurgias plásticas feitas em jovens na faixa etária de 13 a 18 anos de idade aumentou em 141% .

Em 2016, por exemplo, ano do último censo realizado pela SBCP, foram registradas, no geral, 1.472.435 cirurgias estéticas ou reparadoras no Brasil — sendo que, dessas, 6,6% eram em adolescentes (97 mil cirurgias). Apenas para se ter uma ideia, nos EUA, somente 4% dos pacientes são adolescentes.

Dentre as cirurgias estéticas faciais mais solicitados pelos jovens, estão procedimentos como a Rinoplastia e a correção da chamada “orelha de abano”, através da Otoplastia. O implante da prótese de silicone nos seios e a correção da ginecomastia, que é o crescimento anormal da mama masculina, são outras técnicas cirúrgicas bastante procuradas pelos adolescentes.

Já quando não se leva em conta faixas etárias específicas, outras cirurgias faciais estão na lista de mais procuradas quando o assunto é estética. Entre elas, a Blefaroplastia, a Bichectomia e o Lifting facial.

Mas, de fato, para quem é indicado cada um desses procedimentos citados acima? É o que vamos saber, a seguir. Acompanhe!

Procedimentos estéticos faciais: para quem são indicados?

Quando se cogita fazer uma cirurgia plástica facial é fundamental que o paciente tenha claro suas expectativas, e se informe bem com o seu médico se elas serão mesmo atendidas pelo procedimento em questão escolhido.

O profissional também deverá aconselhar a respeito da indicação etária de cada técnica, considerando o amadurecimento da pele ou o desenvolvimento da estrutura óssea e do organismo, dentre outros aspectos.

Nesse sentido, listamos, a seguir, algumas das cirurgias estéticas faciais mais procuradas pelos pacientes e para quem elas são, de fato, indicadas:

Rinoplastia 

A rinoplastia é uma cirurgia no nariz, utilizada para corrigir incômodos tanto estéticos, quanto funcionais, ou seja, relacionados ao mau desempenho da função respiratória. Ela é indicada para o paciente que deseja:

  • Mudar o tamanho ou formato do nariz;
  • Alterar a largura das narinas;
  • Realinhar o ângulo que existe entre o nariz e o lábio superior;
  • Corrigir um defeito de nascença, ou problema nasal, como é o caso do desvio de septo, da carne esponjosa e da sinusite.

Para saber mais sobre o procedimento, confira: Tudo que você precisa saber sobre a rinoplastia!

Otoplastia 

A Otoplastia é a cirurgia plástica das orelhas, indicada a quem deseja melhorar a forma, a posição ou as proporções dessa parte do corpo. O procedimento é bastante requerido para a correção da chamada “orelha de abano”.

Blefaroplastia  

A Blefaroplastia, ou cirurgias nas pálpebras, é um procedimento indicado a quem tem, e quer eliminar ou reduzir, flacidez na pele da região dos olhos — geralmente pessoas com mais de 30 anos de idade.

Com a técnica, a intenção é tratar as bolsas de gordura palpebral — ou seja, aquele excesso de pele tanto na parte inferior quanto superior dos olhos. Essa cirurgia estética facial é capaz de proporcionar ao paciente o rejuvenescimento do rosto, visto que elimina ou, ao menos, reduz bastante, o semblante de cansado.

Para saber mais sobre Blefaroplastia, acesse nosso artigo Pensando em fazer cirurgia de pálpebras? Conheça os resultados e recuperação!

Bichectomia

Bichectomia, por sua vez, é indicada aos insatisfeitos com o tamanho das suas bochechas (que, em geral, são mulheres). Com o procedimento é possível diminuir as bochechas salientes, ou mudar o formato das bochechas arredondadas, com o propósito de deixar o rosto com um aspecto mais alongado, fino e contornado.

Lifting facial

Também conhecido como Ritidoplastia, o Lifting facial é indicado aos incomodados com os sinais de envelhecimento no rosto e no pescoço. A cirurgia facial funciona para reduzir a flacidez da região e eliminar – ou reduzir – rugas e marcas de expressão. Ou seja, é uma forma de promover o rejuvenescimento facial.

Enfocamos essa técnica em conteúdo intitulado Quais os benefícios do lifting facial? Vale a pena conferir!

Vale lembrar que qualquer cirurgia estética facial (assim como qualquer outro procedimento estético) deve ser indicada, orientada e realizada por um profissional qualificado da área. Ele poderá fazer todas as recomendações necessárias, de acordo com o quadro e faixa etária de cada paciente em particular.

Gostaria de saber mais sobre o seu caso em específico? Entre em contato com a Clínica Dr. Garabet — tire suas dúvidas ou marque a sua avaliação!