A maioria dos pacientes entende a importância dos cuidados pré-operatórios de uma cirurgia plástica. Afinal, se não forem tomadas as precauções necessárias, podem acontecer muitas complicações na mesa de cirurgia – e essa é a última coisa que o paciente quer.

Mas ainda são poucos os que compreendem a importância dos cuidados pós-operatórios. Tomar os remédios na hora certa, higienizar o local da maneira que o médico ensinou e ficar em repouso pelo tempo indicado é essencial para garantir bons resultados e evitar complicações.

Saiba mais sobre os cuidados pós-operatórios no texto abaixo!

Por que os cuidados pós-operatórios são importantes?

Durante uma cirurgia plástica, o corpo passa por diversos procedimentos que afetam desde as camadas mais superficiais até as mais profundas. Por isso, após a cirurgia, ele pode desenvolver diversas reações para se acostumar às mudanças causadas pelos procedimentos.

Assim, além do processo da cicatrização, é possível que surjam inflamações, inchaços e outras complicações. E a melhor maneira de evitar essas reações é tomar todos os cuidados possíveis no período pós-operatório.

O que fazer no pós-operatório?

Apesar de toda cirurgia ter suas particularidades, algumas indicações de cuidados no pós-operatório são comuns na maioria delas. Por exemplo:

  • Ficar em repouso, total ou parcial, pelo tempo determinado pelo médico;
  • Evitar fazer movimentos bruscos com a área operada;
  • Tomar todos os medicamentos definidos pelo cirurgião nos horários corretos;
  • Fazer os curativos conforme indicado pelo médico, e voltar ao consultório para trocar os curativos quando for estabelecido;
  • Lavar a região operada com água morna e sabonete neutro. Caso a indicação do médico seja não lavar o local, não lave;
  • Manter uma alimentação leve;
  • Realizar sessões de drenagem linfática, quando forem recomendadas, para ajudar o organismo em suas funções e acelerar os resultados, diminuindo o risco de inchaços e do surgimento de fibroses;
  • Utilizar cintas e malhas compressoras quando for indicado, porque elas ajudam a diminuir o desconforto e o inchaço, além de favorecer o resultado final.

Além dessas indicações, alguns cuidados pós-cirúrgicos são específicos de cada cirurgia plástica. Por exemplo, quem faz lifting facial deve evitar comer alimentos que exigem muita mastigação nos primeiros dias, para não forçar a área operada.

Quem faz a mamoplastia de aumento, ou seja, coloca prótese de silicone nos seios, deve usar um sutiã cirúrgico durante o período indicado pelo médico. Já quem faz lipoaspiração deve evitar usar calcinhas de lateral final, para evitar a formação de dobras na região.

Por isso, é essencial conversar com seu cirurgião e descobrir quais serão os cuidados pós-operatórios que você terá que cumprir para garantir o melhor resultado.

O que não fazer no pós-operatório?

Também existem algumas regras gerais de o que não fazer no pós-operatório de uma cirurgia plástica. Por exemplo:

  • Não fumar por pelo menos 30 dias após a cirurgia;
  • Não ficar exposto ao sol por um tempo prolongado – proteja-se com roupas, chapéu, óculos escuros e filtro solar sempre que estiver tomando sol;
  • Não frequentar praias ou piscinas;
  • Evitar exercícios físicos e outros movimentos que exijam força por pelo menos um mês – consulte seu médico sobre o tempo exato;
  • Não se forçar a realizar tarefas domésticas e outras atividades cotidianas enquanto estiver se recuperando. Nesse momento, você vai precisar de ajuda e, por isso, deve se programar antes da cirurgia.

Essas são as principais medidas a serem tomadas após uma cirurgia plástica para que os resultados sejam os melhores possíveis. Mas não se esqueça de manter suas expectativas realistas durante todo o processo e não esperar por resultados impossíveis. Cada organismo, assim como cada corpo, é único, e reagirá de maneiras diferentes.

Também mantenha em mente que algumas medidas são essenciais para manter os resultados da cirurgia por mais tempo, especialmente em casos de lipoaspiração e abdominoplastia. Ter uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos, quando liberados pelo cirurgião, são dois cuidados essenciais para manter o corpo com o qual você sempre sonhou.

O período pós-operatório, quando levado a sério, garante uma cicatrização tranquila e os melhores resultados possíveis. Mas a preocupação com o resultado final deve começar antes mesmo da cirurgia – na hora de escolher um médico para atendê-lo.

Por isso, pesquise bastante para encontrar um profissional sério, responsável e de qualidade, que vai oferecer o acompanhamento de excelência que seu corpo merece.

Está interessado em fazer uma cirurgia plástica? Venha conhecer todos os procedimentos e tratamentos oferecidos pela clínica do Dr. Garabet!