Com o passar do tempo, o surgimento de rugas é inevitável. As marcas da idade aparecem nos rostos de todo mundo, particularmente na região ao redor dos olhos, que é onde surgem as primeiras rugas. Por ser uma região em que a pele é mais fina, a formação de linhas superficiais é mais fácil. Graças ao formato dessas rugas, elas são conhecidas como pés de galinha.

Não existe uma idade fixa para que essas marcas comecem a surgir. Diversos fatores podem influenciar seu surgimento, especialmente a carga genética. Porém, mesmo que não seja possível evitar que apareçam, é possível retardar o surgimento dos pés de galinha e mesmo minimizar a aparência, se eles já existem.

Confira nossas dicas para prevenir e tratar os pés de galinha.

Fatores que influenciam

Não é só a carga genética que influencia no surgimento das rugas. Fatores externos podem influenciar e fazer com que eles apareçam mais cedo. Por exemplo:

  • Muita exposição ao sol. O sol é uma das maiores motivações do envelhecimento precoce da pele;
  • Ter os olhos e a pele muito claros. Olhos e peles claros são mais suscetíveis aos efeitos do sol;
  • Ser muito expressiva. Isso faz com que as marcas de expressão sejam mais aprofundadas;
  • Falta de hidratação na pele. A falta de hidratação e de nutrientes na pele causa flacidez;
  • Tabagismo. Entre os vários males do cigarro, o envelhecimento e o surgimento de manchas são os que afetam diretamente a pele.

Alguns outros fatores, como a poluição, também podem interferir. Portanto, quanto mais esses fatores puderem ser evitados, maior será a prevenção e o surgimento dos pés de galinha será evitado por mais tempo.

Progressão com o tempo

Apesar de não podermos dizer com certeza com qual idade os pés de galinha começam a surgir, podemos afirmar que eles evoluem com o tempo, ficando cada vez mais profundos e evidentes. Por isso, o ideal é que o tratamento para preveni-los e combatê-los seja condizente com a idade do indivíduo.

Veja abaixo como acontece essa progressão e o que você pode fazer para tratar os pés de galinha:

Aos 20 anos

Logo que as marcas de expressão e rugas mais finas podem começar a surgir, o melhor é prevenir. Óculos de sol e filtro solar são seus maiores aliados no momento, porque os raios solares colaboram para a perda de colágeno na pele. Para evitar o surgimento de linhas de expressão, use cremes com vitamina C, que age contra os radicais livres.

Aos 30 anos

Idades em que, geralmente, as rugas começam a ficar mais evidentes. O ideal nessa época é evitar os fatores de risco, se proteger do sol e utilizar loções e cremes com retinoides, que ajudam a renovar as células, hidratam a pele e estimulam a produção de colágeno. Aplique antes de dormir.

Aos 40 anos

A partir dos 40, a queda da produção hormonal passa a interferir na pele. A concentração de colágeno diminui, o que provoca a perda da firmeza da pele. Pela manhã, atenue o inchaço da área dos olhos com produtos anti-inflamatórios, com cafeisilane e nodema. À noite, utilize séruns com ácido retinoico para combater o envelhecimento.

A partir dos 50 anos

O mais indicado para as peles mais maduras é a hidratação constante. A pele ao redor dos olhos é mais fina e, por isso, merece um cuidado especial na hora de aplicar cremes. Utilize formulações com peptídeos e flavonoides antes de dormir. Elas estimulam a microcirculação, reduzindo a aparência das olheiras, e hidratam e suavizam os pés de galinha.

Tratamentos possíveis

Quando as prevenções não forem o suficiente – ou se você quiser reduzir ainda mais a aparência dos pés de galinha –, saiba que é possível fazer tratamentos estéticos para deixar a pele mais firme, com uma aparência mais jovem e ainda mais bonita. Confira alguns procedimentos possíveis:

Preenchimento com ácido hialurônico

Um método popular para o tratamento de rugas e linhas de expressão mais profundas, o preenchimento com ácido hialurônico é feito com a aplicação de um gel injetável feito da substância. O ácido hialurônico é uma substância presente no organismo. Porém, com o passar do tempo, sua concentração diminui. Quando utilizado no preenchimento, ele estimula a produção de colágeno.

Aplicação de toxina botulínica

Um método muito reconhecido, a aplicação de Botox congela a musculatura em volta dos olhos, deixando a região lisa e macia. Além disso, ele impede a formação de novas rugas e o aprofundamento das antigas, já que impede o músculo de se mover. Seu efeito, excepcionalmente ,  dura por até 6 meses e depois disso, é recomendado fazer outra aplicação.

Prevenindo o surgimento dos pés de galinha desde cedo, utilizando os produtos corretos e fazendo os procedimentos indicados com profissionais qualificados e experientes, sem dúvidas você terá uma pele mais lisa, firme e uniforme, mantendo a aparência jovial por mais tempo.

Quer conhecer mais tratamentos e dicas para ter uma pele bonita? Venha conhecer o site do Dr. Garabet!

 

Confira mais formas de rejuvenescer seu olhar!