A rinoplastia é uma cirurgia plástica já conhecida pelos brasileiros há muitos anos. Seu objetivo é modificar o formato do nariz para que seus contornos fiquem mais harmoniosos e condizentes com o resto do rosto. Por fazer uma diferença tão aparente, muitas pessoas que gostariam de melhorar suas feições procuram pela rinoplastia.

O período pós-operatório, no entanto, pode trazer algum incômodo. A região da cirurgia fica bastante inchada e é necessário usar curativos. Por isso, o artigo de hoje foi escrito pensando em quem passou pelo procedimento e quer ter uma recuperação mais tranquila.

Descubra como se recuperar mais rapidamente de uma rinoplastia!

 

Recomendações e resultados da rinoplastia

Na verdade, não podemos dizer que alguma atitude acelerará o processo de recuperação. Mas tomar os cuidados necessários no pós-operatório fará com que esse período seja mais tranquilo e que a cicatrização – assim como o resultado final – seja melhor.

Esses são alguns cuidados necessários:

  • Mantenha-se em repouso relativo pelos primeiros 7 dias e evite esforços excessivos por pelo menos duas semanas;
  • Evite esfregar ou assoar o nariz;
  • Lave o rosto com água fria para ajudar a diminuir o inchaço;
  • Evite a exposição ao sol pelos primeiros 30 dias;
  • Faça limpezas com soro nasal a cada duas horas, retirando as crostas delicadamente com um cotonete;
  • Não tenha pressa de tirar os curativos e só o faça com a orientação do médico;
  • Siga as orientações do cirurgião – tanto para os remédios prescritos quanto para os cuidados necessários. Qualquer dúvida, pergunte a ele.

Os resultados não serão imediatos e é muito importante que o paciente saiba disso. Procure ter paciência e lembre-se de que o resultado final só será completamente visível entre 6 e  12 meses – mesmo que você já possa ter uma boa ideia no primeiro mês depois da cirugia.

 

Principais dúvidas sobre o pós-operatório

Essas são algumas das principais dúvidas relacionadas à rinoplastia:

 

É comum que haja sangramento?

Sim. Na primeira semana, especialmente. Depois desse período, pode acontecer de vez em quando.

 

É comum que haja congestão nasal?

Sim, nas primeiras semanas após a rinoplastia, porque o inchaço causa a obstrução das vias aéreas.

 

A rinoplastia piora ou melhora a respiração?

Ainda que haja congestão nasal nas primeiras semanas, pacientes que tinham problemas respiratórios atestam uma melhora na respiração durante o pós-operatório. Porém, quem nunca teve problemas pode estranhar o novo quadro.

 

É verdade que o paciente pode ter insônia no pós-operatório?

Noites mal dormidas são um resultado comum da congestão nasal e da má qualidade da respiração. Por isso, é possível que o médico recomende algum remédio para dormir nos primeiros dias. Mas fique atento: não tome nenhuma medicação sem prescrição médica!

 

Quanto tempo o paciente fica com hematomas e inchaço?

É normal que, após a cirurgia, o paciente fique com a região das bochechas e dos olhos inchadas e com hematomas. Os hematomas costumam desaparecer após a primeira ou a segunda semana e o inchaço diminui gradativamente com o passar do tempo.

 

É normal que o nariz comece a escorrer?

Nos primeiros meses após a rinoplastia, esse é um efeito muito comum. Principalmente em ambientes mais secos, quando o nariz fica irritado. Mas esse também é um quadro temporário.

 

Depois de quanto tempo o paciente pode voltar a trabalhar?

A maioria dos pacientes espera pelo menos uma semana, para já ter tirado a tala e os pontos antes de ir para o trabalho. Porém, cerca de três dias após a cirurgia já é possível retornar às atividades.

 

Depois de quanto tempo é possível voltar a fazer exercícios físicos?

Após duas ou três semanas já é possível começar a fazer exercícios de baixa intensidade, mas é necessário mais tempo para voltar a fazer exercícios pesados – como corrida ou musculação. Exercícios físicos aumentam a pressão sanguínea, o que pode causar sangramentos. Pergunte ao seu médico primeiro.

A recomendação principal ao se fazer esse tipo de cirurgia, e qualquer outra, é que você siga as orientações do cirurgião plástico. Cada organismo é diferente e cada pessoa se recupera com uma velocidade diferente. O cirurgião poderá dizer o que é melhor no seu caso e isso garantirá um pós-operatório mais tranquilo – o que é essencial para que os resultados da melhor maneira possível.

Quer saber mais sobre a rinoplastia e seus cuidados pós-operatórios? Agende sua consulta com o Dr. Garabet!

 

Que tal descobrir outras formas também de aperfeiçoar ainda mais seu rosto?