Não há dúvidas de que o atual surto epidêmico provocado pelo novo coronavírus (COVID-19) influenciou profundamente a vida diária de todas as pessoas. No entanto, o isolamento social — que tem sido indicado pelos profissionais de saúde e pelos principais órgãos do setor como forma mais eficiente de prevenção à disseminação da doença — não pode ser motivo para descuidar da aparência.

Por isso, para ajudá-la a manter uma rotina de bem-estar,  apresentamos, a seguir, algumas dicas nesse sentido. Colocando-as em prática, você verá que a quarentena pode ser positiva para seu visual!

Saúde física e emocional devem ser prioridade durante o isolamento social

Para começar, sempre vale lembrar que os cuidados com a beleza não devem estar ligados apenas ao aspecto social. Eles devem começar, de fato, pela satisfação pessoal — e, só então, serem direcionados a agradar as outras pessoas.  E é justamente por conta disso que afrouxar a atenção com a aparência, durante o período de quarentena, pode, sim, impactar fortemente na autoestima.

Não é porque as pessoas não estão vendo, que você está blindada de certos desagrados com a sua imagem — que podem ir desde o descontentamento momentâneo com roupas e cabelo ao olhar-se no espelho, até o desconforto com o ganho de algum peso ou, mesmo, com a perda de viço da pele, por exemplo.

Não dá para esquecer que a situação atual pela qual passa toda a população exige equilíbrio físico e emocional! Pode parecer muito prático acordar e ficar de pijama o dia inteiro, mesmo enquanto se executa as tarefas em home office — os especialistas, no entanto, recomendam resistir a essa tentação.

A orientação, para manter a autoestima em dia, é que nesse período de isolamento social as pessoas se arrumem como se fossem para o escritório encontrar os colegas de trabalho ou os clientes. Claro que não há necessidade de colocar “aquele” salto alto, mas um sapato confortável e charmoso, vai bem!

Se você curte maquiagem, também não precisa abrir mão de uma make leve e natural. Se o batom e o rímel vão deixá-la mais contente com o reflexo no espelho,  por que não usar?

Da mesma forma, é preciso manter uma alimentação saudável e nas horas certas; e criar uma rotina onde existam horários pré-estabelecidos para cada tarefa  para o trabalho remoto, por exemplo, bem como para os cuidados com a casa e com a família e, claro, tempo para você mesma.

Ainda, na falta de oportunidade de ir à academia, tente encontrar meios de praticar algum tipo de atividade física. Pode ser alongamento, yoga ou outra prática possível de ser feita dentro de casa — existem muitos aplicativos hoje em dia que podem ajudar nesse sentido.

Lembre-se, também, da importância de buscar alternativas para relaxar. Um bom livro, um filme ou outras distrações possíveis vão ajudá-la a “desligar” um pouco dos acontecimentos e manter o seu astral mais elevado.

Cuidados com a beleza em tempos de novo coronavírus

Se o isolamento social não permite a visita a uma clínica de estética — onde é possível  submeter-se aos mais modernos tratamentos de beleza — a atenção a alguns cuidados fáceis podem ser praticados podem ser redobradas nesse período. É fundamental, por exemplo, não só em tempos de coronavírus, mas sempre:

1. Hidrate-se bem

Uma das melhores maneiras de cuidar da pele é tomando muita água — aproveite a recomendação dos infectologistas de lavar as mãos com bastante frequência, e acrescente mais esse hábito a sua lista.

Além de beber pelo menos dois litros de água por dia, você pode usar alguma loção ou produto de sua preferência.  Azeite, óleo de coco ou mel, por exemplo, podem ser utilizados para melhorar a hidratação, visto que eles contêm umectantes hidratantes. Uma boa alternativa é aplicar um pouco desses produtos nas mãos e nos pés e depois cobrir com luvas e meias por 15 a 20 minutos todos os dias, enxaguando em seguida.

2. Cuide bem da pele do seu rosto

Além de manter a pele sempre limpa e aplicar o seu creme preferido (e adequado para o seu tipo de pele), máscaras caseiras também podem ser uma boa opção, aqui.

Sugestão: em uma tigela pequena, acrescente duas colheres de sopa de iogurte comum e uma colher de sopa de mel; misture bem e aplique no rosto; deixe a máscara secar por 10 a 15 minutos. Enxague com água morna, e pronto!

O mel ajuda a retirar suavemente a pele velha e deixar a nova mais brilhante, macia e hidratada. A técnica funciona bem enquanto você aguarda a oportunidade de fazer um tratamento para rejuvenescimento facial em uma clínica especializada.

3. Tenha cautela na hora do banho

Por mais que banhos longos e quentes sejam deliciosos, eles realmente tiram a fina camada natural de óleo da pele. O ideal é diminuir o tempo embaixo do chuveiro, bem como a temperatura da água, além de optar por um sabonete que não agrida tanto a pele.

E, atenção: tente, ainda, sempre usar uma loção ou óleo hidratante para o corpo imediatamente depois do banho. Cuidar da pele diariamente é importante para beleza corporal.

4. Aproveite para cuidar dos cabelos

Que tal aproveitar esse período de quarentena para recuperar os fios? Algumas dicas nesse sentido são evitar o uso de chapinha e secadores e, claro, lavar os cabelos com produtos apropriados — preferencialmente, com água fria ou morna. Completam os cuidados, uma hidratação semanal com um bom creme para essa finalidade.

Por fim, para manter a pele bonita, valorize uma boa noite de sono!

E não esqueça, quando a necessidade de isolamento social passar, faça uma visita à Clínica Dr. Garabet — venha conhecer todos os tratamentos não cirúrgicos capazes de dar um up no seu visual e na sua autoestima.

Até lá, acompanhe nossas notícias, navegando em nosso blog. Estamos juntos e desejando que essa fase passe logo para que todos possamos curtir a vida e as pessoas que amamos com segurança e saúde!