Todo mundo sofre com a ação da gravidade e do tempo, não é mesmo? E, em algum momento da vida, as primeiras consequências disso começam a aparecer. Felizmente, a medicina e a tecnologia encontram-se em constante avanço — os procedimentos estéticos, por exemplo, estão cada vez mais eficazes.

E para quem está incomodada com os primeiros sinais de flacidez facial, a Clínica Dr. Garabet tem uma ótima sugestão: os chamados fios de sustentação PDO (ou fios de Polidioxanona).

O procedimento com fios de sustentação PDO

Com o passar dos anos, a tendência natural é que os tecidos do rosto desloquem-se para frente e para baixo. O procedimento com PDO trata-se justamente de um método de suspensão e reposicionamento, em especial, dos tecidos da face e do pescoço.

Neste processo, o profissional habilitado promove a inserção na pele de fios compostos de polidioxanona (PDO). São esses fios, colocados em pontos específicos da derme com o auxílio de uma agulha, que promovem o reposicionamento dos tecidos do rosto.

O procedimento é feito com anestesia local e dura cerca de 40 minutos. Não há necessidade de internação. Os resultados podem ser percebidos imediatamente após a realização da técnica, seguem acontecendo de forma progressiva e costumam durar de um a dois anos.  

Os benefícios da utilização dos fios de sustentação PDO

Vale salientar que os fios de sustentação PDO não causam nenhum danos ao organismo do paciente, pois são absorvidos ao longo do tempo. Além de reposicionar os tecidos da face, eles também estimulam a produção de colágeno nas regiões onde são inseridos, por conta do processo cicatricial que acontece em torno deles — o que resulta em uma aparência jovem por mais tempo.

Ainda, a técnica com fios de sustentação PDO é eficaz para:

  • Eliminar ou suavizar o bigode chinês;
  • Levantar as maçãs do rosto;
  • Reposicionar zonas como a cauda das sobrancelhas;
  • Devolver o contorno natural da face e pescoço;
  • Recuperar a firmeza da pele e devolver a ela um aspeto liso;
  • Eliminar a popular “papada”, aquela sobra de pele que aparece logo abaixo do queixo.

Os fios de sustentação PDO são uma alternativa a processos cirúrgicos como o lifting facial, por exemplo. A técnica é menos invasiva por não se tratar de uma cirurgia, entretanto, é mais indicada para quem apresenta sinais leves ou moderados de flacidez. Quem está em um estágio mais avançado nesse sentido pode ter que recorrer mesmo à cirurgia plástica para ter os efeitos que deseja. No entanto, tudo deve ser decidido mediante a avaliação prévia do seu cirurgião plástico ou outro profissional da saúde e estética habilitado para realizar tais procedimentos.

Cuidados básicos após realizar a técnica com fios de sustentação PDO

A fase pós procedimento costuma ser tranquila, sem dor, sem inchaços e sem cicatrizes. O que indica-se é evitar movimentos faciais bruscos, como abrir muito a boca, por exemplo.Também é indicado não fazer pressão na região onde foi feita a inserção dos fios logo após o processo, como massagear a área ou dormir de bruços; não fumar e evitar atividades físicas por, pelo menos, uma semana são outras indicações. Além disso, cuidados básicos de higiene são fundamentais para evitar infecções locais.

Todavia, vale ressaltar que cada caso apresenta suas particularidades, bem por isso, é crucial seguir à risca as orientações dos seu cirurgião ou profissional da saúde e estética responsável pelo procedimento.

Gostou dos benefícios que os fios de sustentação PDO podem trazer para a sua pele? Quer saber mais sobre o assunto? Então, entre em contato com a Clínica Dr. Garabet, tire todas as suas dúvidas ou marque uma consulta com os nossos especialistas.

Ainda, para quem quiser estar sempre por dentro dos procedimentos cirúrgicos mais eficientes do mercado, basta acompanhar o blog da clínica. Nele, você encontra os mais diversos conteúdos sobre saúde e estética.