A toxina  botulínica é uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum.  Industrializada, a substância é purificada e usada em doses que não causam doenças. A aplicação dessa substância bloqueia os sinais dos nervosos musculares e diminui a tensão do músculo de modo que ele não se contraia e diminui as rugas faciais indesejadas.

O procedimento não é cirúrgico e apesar de parecer simples,  somente um profissional de saúde experiente deve realizá-lo. Pois, existem mais de 40 músculos na face, então é vital que quem for aplicar as injeções entenda e identifique os pontos corretos durante a aplicação.

A aplicação do botox possui diversas funções, desde acabar com as rugas até os tratamentos dermatológicos, confira quais os benefícios que esse procedimento pode trazer para você:

Conheça os benefícios da toxina botulínica

Rejuvenescimento facial

A aplicação da toxina botulínica para fins estéticos é um dos procedimentos mais famosos.  Com o passar dos anos, as marcas de expressão, diminuição da produção de colágeno, entre outros fatores, são os grandes responsáveis pelas mudanças na qualidade da pele. Porem, não é indicado só para pessoas com idade avançada. Quem deseja se previnir e corrigir a atividade muscular de algumas áreas também podem realizar o tratamento. A toxina botulínica é indicada em casos de rugas, pés de galinha na região dos olhos,  sorriso gengival, queda excessiva da ponta nasal, diminuição do volume da musculatura do queixo e mandíbulas, furinhos no queixo, rugas entre os seios, entre outras.

O procedimento diminui a ação de músculos específicos, atenuando as rugas, melhorando a posição de estruturas e a dinâmica durante as expressões. Trazendo um aspecto mais leve e rejuvenescido ao rosto paciente, impactando diretamente em sua autoestima.

Estrabismo

O desalinhamento dos olhos, popularmente conhecido como vesguice, também é conhecido como estrabismo. Existe um equilíbrio entre os músculos dos olhos e eles sempre trabalham juntos. Mas quando um faz mais força que o outro, um dos olhos fica desviado. É basicamente o que acontece no estrabismo, um músculo puxa e o outro está paralisado. A toxina botulínica neste caso é aplicada no músculo bom, que ficará paralisado e se equilibrará com o outro.

Blefaroespasmo

Como o próprio nome já diz,  esta é uma condição em que há contração involuntária dos músculos das pálpebras. Os olhos se fecham sozinhos e a pessoa fica com o olho mais tempo fechado do que aberto. A toxina é aplicada, em determinados músculos para paralisá-los e, assim, retorna o comando de abrir e fechar para o paciente.

Bruxismo

A alteração no Sistema Nervoso Central que leva a uma hiperatividade motora dos músculos da mastigação e que gera o ranger dos dentes, é conhecida como bruxismo. Neste caso, a toxina age para inibir essa hiperatividade e reduzir a contração muscular.  Um dos principais benefícios de utilizar o botox no controle do bruxismo é a ação ser independente de fatores externos. Além de impedir desgastes e fratura dos dentes e melhorar a qualidade do sono dos pacientes.

Toxina botulínica como tratamento dermatológico

A toxina botulínica também tem o poder de tratar acnes e rosacea. O tratamento com essa finalidade funciona como paralisador muscular, bloqueando a passagem de acetilcolina e restringindo a produção de sebo nas glândulas sebáceas. Nos casos de acne, em que os níveis de hormônios são muito altos e as glândulas produzem maior quantidade de oleo ou sebo, a toxina irá intervir e impedir o desenvolvimento da doença. Já no combate a rosacea, o botox diminui a vermelhidão, oleosidade e a inflamação, reduzindo o tamanho dos poros no rosto. A aplicação é feita em áreas do rosto grandes o suficiente para ter uma alta concentração de óleo, como  por exemplo, as bochechas ou testa. Dependendo do caso de cada paciente, os resultados podem ser vistos em média um mês após as sessões recomendadas pelo especialista.

Como em qualquer procedimento, existem riscos para determinados pacientes, porém essa ameaça diminui conforme o profissionalismo e experiência do médico.  É imprescíndivel escolher um profissional que  você confie e se sinta seguro. Se interessou pelo assunto?  Agende uma consulta com o Dr. Garabet e tire suas dúvidas.