É muito difícil encontrar alguém que não tenha sofrido ao menos uma vez com os indesejáveis furinhos provocados pela celulite. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, 95% das mulheres apresentam o problema.

No entanto, aliando alimentação saudável e a prática de atividade física aos tratamentos estéticos mais eficazes disponíveis no mercado, é possível manter o aspecto de casca de laranja bem longe da sua pele. Saiba mais!

Conheça os estágios da celulite

O primeiro passo para se ver livre do problema é aprender a identificar o seu grau de celulite. Lembre-se sempre de que quanto antes você começar a se cuidar, maiores são as chances de sucesso. Entenda melhor!

  • Grau 1: nessa fase, considerada a mais leve, a celulite só aparece quando a pele é pressionada ou quando o músculo é contraído, e as chances de resposta ao tratamento são de quase 100%;

  • Grau 2: neste estágio, o comprometimento do sistema linfático é maior e as alterações na pele mais visíveis, com o aparecimento de pequenos furinhos visíveis a olho nu. Os tratamentos para celulite funcionam em até 80% desses casos;

  • Grau 3: aqui, o problema ganha uma intensidade maior e além do aspecto intenso de casca de laranja, a paciente também apresenta maior flacidez e sensibilidade na área. Os tratamentos para celulite passam a funcionar em 60% dos casos;

  • Grau 4: no estágio mais grave do problema, os nódulos provocados pela celulite são bastante aparentes e o comprometimento da circulação provoca cansaço e dores nas pernas. Os tratamentos para celulite só recuperam a pele nesse estágio em cerca de 30% dos casos.

4 tratamentos para celulite que você precisa conhecer

1. Eletrolipólise

O que é

A eletrolipólise é um tratamento estético não invasivo que estimula o processo de lipólise, ou seja, de quebra das células de gordura, facilitando sua eliminação e diminuindo a celulite e a gordura localizada.

Como funciona

A quebra dessas células de gordura é estimulada pela aplicação de uma corrente elétrica de baixa frequência na região, o que também melhora a circulação sanguínea, diminuindo a retenção de líquidos e melhorando o aspecto da pele.

A transmissão dessa corrente elétrica é feita por meio de um aparelho ligado à agulhas de acupuntura ou eletrodos de silicone que são colocados no corpo da paciente. O procedimento não causa dor, apenas um incômodo leve, que cessa assim que a sessão termina.

Tempo de tratamento

O número de aplicações ideal para obter o resultado desejado varia de uma paciente para outra, mas em geral são indicadas 10 sessões, com espaçamento semanal entre elas. É recomendada para celulite leve, moderada e grave.

2. Ultrassom

O que é

O ultrassom é um tratamento estético não invasivo realizado com um aparelho que emite ondas que atuam na quebra das moléculas de gordura ao aquecer as camadas mais profundas da pele.

Essa gordura é eliminada pela corrente linfática, o que contribui para uma melhora no aspecto da celulite. Além disso, o aquecimento também melhora a vasodilatação da área, otimizando a oxigenação e o fluxo de nutrientes para as células.

Como funciona

Para a realização do procedimento, é aplicado um gel à base de cafeína na região a ser tratada, o que potencializa os resultados. Na sequência, a fisioterapeuta comprime a região com o aparelho de ultrassom, provocando um leve aquecimento.

Após a sessão pode ocorrer uma leve vermelhidão ou inchaço no local, que desaparece espontaneamente em algumas horas.

Tempo de tratamento

O tempo de tratamento pode variar de uma paciente para outra, mas em geral são recomendadas 12 sessões, com espaçamento semanal ou quinzenal. Após a conclusão desse ciclo, é possível realizar sessões de manutenção mensais ou a cada três meses. É indicada para celulite leve, moderada e grave.

3. Drenagem linfática

O que é

Um dos tratamentos para celulite mais famosos e requisitados, a drenagem linfática é um procedimento que estimula o funcionamento do sistema linfático, contribuindo para a eliminação das toxinas e diminuindo a retenção de líquidos, um dos principais agravantes do aspecto de casca de laranja na pele.

Além disso, a drenagem linfática também estimula a circulação sanguínea, o que melhora o aspecto da pele, e oferece uma sensação de relaxamento e bem-estar, ajudando a eliminar o estresse.

Como funciona

O procedimento é realizado manualmente, como movimentos suaves que acompanham a trajetória dos vasos e buscam levar o acúmulo de líquidos e toxinas para a circulação linfática e posterior eliminação.

A técnica não provoca dor e nem costuma causar desconforto, mas é comum sentir uma vontade maior de urinar logo após o procedimento. A massagem pode ser realizada sozinha ou combinada a outro tratamento estético.

Tempo de tratamento

O tempo de tratamento vai depender do grau da celulite e também das expectativas da paciente, mas em geral são recomendadas no mínimo 10 sessões. O ideal é realizar o procedimento semanalmente ou sempre que sentir um desconforto maior provocado pela retenção de líquidos. É indicada para celulite leve e moderada.

4. Massagem corporal modeladora

O que é

A massagem corporal modeladora é um tratamento feito com movimentos mais intensos e rápidos com o objetivo de melhorar o fluxo de sangue e o metabolismo na região a ser tratada, diminuindo a celulite.

Além disso, essas manobras rápidas ajudam a transportar as toxinas e gorduras para a corrente sanguínea, modelando o corpo e atuando na redução de medidas.

Como funciona

O procedimento pode ser realizado apenas com as mãos ou ainda com o auxílio de acessórios que incrementam a técnica, como luvas com texturas ou rolos com ventosas, e de géis ou cremes termogênicos, que aquecem a região e ajudam a estimular o metabolismo.

Os movimentos são bem mais vigorosos do que os realizados na drenagem linfática, mas não provocam dor, apenas um leve desconforto. É comum ficar com a pele vermelha e levemente inchada após o procedimento, mas esses sintomas desaparecem espontaneamente em poucas horas.

Tempo de tratamento

O número de aplicações da técnica varia muito de uma paciente para outra e dos resultados pretendidos, mas geralmente são realizadas 10 sessões, com intervalo de uma semana entre elas. Para manutenção dos resultados são recomendadas ainda sessões quinzenais ou mensais. É indicada para celulite leve e moderada.

Como você pode ver, aliando uma alimentação saudável e a prática de atividade física a bons tratamentos, é possível manter a celulite bem longe da sua pele. Por isso, não espere o problema se agravar para começar a se cuidar! Entre em contato agora mesmo com a Clínica Dr. Garabet e saiba mais sobre nossos procedimentos estéticos!