Com a passagem dos anos, é natural que a perda de volume na região das bochechas deixe o rosto com aspecto envelhecido, o que pode provocar uma enorme insatisfação com a aparência.

Para contornar esse problema, é cada vez maior o número de pessoas que optam por aplicações de ácido hialurônico, que ajudam a repor esse volume e promovem o rejuvenescimento de maneira bastante natural.

Embora seja uma técnica com segurança e eficácia largamente comprovadas por uma série de estudos científicos, as aplicações de ácido hialurônico ainda provocam muitas dúvidas nos pacientes.

Por isso, o post de hoje vai ajudar a esclarecer alguns dos questionamentos mais comuns sobre o procedimento. Acompanhe a leitura!

Afinal, o que é o ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é uma substância produzida pelo próprio organismo e presente, em diferentes proporções, em todos os órgãos do corpo. Por sua grande capacidade de reter água nas células da pele, esse biopolímero exerce um papel importante na hidratação, sustentação e elasticidade da cútis.

A partir dos 25 anos, no entanto, a produção de ácido hialurônico pelo organismo diminui, provocando o surgimento de rugas, flacidez e contribuindo para o aspecto envelhecido da pele.

Idêntico ao natural, o ácido hialurônico sintético tem a função de preencher rugas, vincos e áreas com perda de volume, aumentando a hidratação e elasticidade da pele e provocando um rejuvenescimento imediato.

Por essa razão,  a substância é bastante utilizada na região das bochechas, local onde a reposição do colágeno e gordura perdidos proporciona um aspecto mais jovem e harmônico de maneira imediata.

Além das bochechas, onde ele pode ser aplicado?

O ácido hialurônico é uma substância tão versátil que pode ser aplicada praticamente em todos os locais onde há rugas e perda de volume.

Além das bochechas, suas utilizações mais comuns são nos lábios, pés de galinha, bigode chinês, contorno da mandíbula, queixo e região dos olhos.

A aplicação do ácido nas bochechas é realmente segura?

Sim. Por tratar-se de uma substância que é produzida pelo próprio organismo — o que elimina as chances de rejeição — o tratamento com ácido hialurônico nessa região é totalmente seguro desde que seja realizado por um profissional com competência comprovada.

Antes de se submeter a esse ou a qualquer tipo de procedimento estético, é importante pesquisar com rigor o currículo do médico e optar sempre por profissionais que sejam membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

O procedimento exige repouso ou internação?

Não. Por se tratar de um procedimento simples, o preenchimento com ácido hialurônico não exige internação ou repouso. A aplicação é feita no consultório, com o uso de anestesia local ou anestésico tópico e por meio de agulhas bem finas ou cânulas.

O resultado aparece imediatamente, embora a região possa ficar inchada  ou com pequenas manchas roxas por um período de até 48 horas.

Como a substância é totalmente reabsorvida corpo, os efeitos duram entre 6 meses a 2 anos, dependendo do local da aplicação, da qualidade do ácido utilizado e do próprio organismo do paciente.

Existe uma idade ideal para a realização do procedimento?

No caso das bochechas, a necessidade de reposição de volume costuma aparecer por volta dos 40 anos. No entanto, como não é utilizado somente com essa finalidade, mas também para preencher rugas e vincos, promover pequenas correções no nariz e minimizar o aspecto de cansaço provocado pelas olheiras, não há como falar em uma idade padrão para a realização de preenchimentos com ácido hialurônico.

No caso das olheiras, por exemplo, a aplicação pode acontecer já no início da fase adulta. A melhor maneira de saber se já está na hora de realizar o procedimento e se ele é indicado para você é realmente consultando um especialista.

É possível que o resultado fique pouco natural?

O ácido hialurônico é conhecido por proporcionar rejuvenescimento de maneira extremamente natural.

Portanto, esse risco não existe quando o procedimento é realizado por um profissional experiente. Buscar um médico de sua confiança é a garantia de que as aplicações serão feitas com critério e segurança, evitando excessos que podem comprometer a qualidade do resultado.

Como você pode ver, o preenchimento com ácido hialurônico é uma excelente técnica para quem quer atenuar os efeitos da passagem do tempo no rosto de maneira prática e com recuperação imediata. Se você se interessou pela técnica, agende agora mesmo uma consulta com o Dr. Garabet!