Fazer uma cirurgia plástica da face é uma decisão muito particular. A maioria das pessoas começa a pensar nesse assunto quando nota os primeiros sinais do envelhecimento facial, que geralmente ocorre por volta dos 35 aos  40 anos. A perda de colágeno e a perda de gordura – ambas muito frequentes nesta etapa da vida – causam flacidez na região da face e o aparecimento de rugas na pele. Entretanto, isso pode ser facilmente corrigido com procedimentos estéticos que visam devolver a aparência jovem, na medida do possível, para a mulher.

O lifting facial é um deles, e trata-se de uma cirurgia capaz de promover um levantamento do rosto, amenizando consideravelmente os vincos, além de resgatar e aprimorar os contornos faciais.

 

O que é o lifting facial

O lifting facial é uma cirurgia de aperfeiçoamento do contorno do rosto, focada principalmente em regiões como o pescoço, o contorno da mandíbula, as bochechas e sobrancelhas, e que podem ser corrigidas para elevar e reposicionar o tecido e a musculatura da face para reacomodá-la no seu local de origem. A cirurgia deixa uma cicatriz pequena e praticamente imperceptível.

Atualmente a cirurgia é realizada de maneira que os tecidos internos sejam reposicionados com o mínimo de tração na pele, procurando realçar os contornos da face sem esticá-la. Esta é a principal característica do lifting e, por isso, garante um resultado natural.

 

Tipos de lifting

Como podem ser realizados em diversas áreas isoladas do rosto, existe mais de um tipo de lifting , como o minilifting, que promete um menor descolamento de pele e cicatrizes menores, mas com as mesmas premissas do lifting facial tradicional.

No lifting frontal podem ser tratadas as rugas da testa e a musculatura que envolve a formação dessas rugas. O efeito é o mesmo que o da toxina botulínica, porém, muito mais duradouro, sem necessidade de reaplicação temporária. Já no lifting temporal, as regiões trabalhada são as têmporas, com um reposicionamento do supercílio, garantindo um olhar mais descansado e aparência mais jovem.

O lifting cervicofacial trata a região da mandíbula e pescoço, devolvendo os tecidos para sua posição original, eliminando a flacidez e o excesso de pele, bem como a musculatura abaixo da pele, ajudando no contorno da região, que é um dos maiores responsáveis por manter uma aparência mais jovial.

 

O pós operatório

Como a anestesia do lifting facial pode ser tanto local quanto geral, é possível que o paciente retorne para casa no mesmo dia da realização do procedimento.

A recuperação, no entanto, passa por diversas fases, na qual a pele pode apresentar marcas roxas do procedimento, que duram cerca de uma semana. Após a retirada dos pontos, já é possível retomar às atividades normais da sua rotina. A partir daí, os resultados já serão bem aparentes.

Evite qualquer produto que não seja indicado pelo seu médico na área dos pontos. Faça a higiene do local apenas com o que for recomendado pelo médico, na periodicidade indicada. Limpar a área em excesso também pode prejudicar o processo de cicatrização. É possível, em alguns casos, que seja prescrito pelo médico algum medicamento para a região, que deve ser aplicado após a higiene da área.

Durante o pós operatório, manter uma rotina de alimentação saudável também exerce um poder importante na cicatrização, além de ajudar a manter o resultado estético. A vitamina C é uma das principais aliadas na produção de colágeno, que é o grande responsável pela cicatrização.

 

Manutenção

Para que os resultados do lifting facial sejam potencializados e ainda mais duradouros, alguns tratamentos estéticos podem ajudar, se feitos com regularidade. A aplicação de substâncias como o ácido hialurônico e a toxina botulínica, por exemplo,  podem ser grandes aliados na manutenção deste tipo de cirurgia plástica.

Lembrando sempre que a importância da escolha de um médico que tenha acesso às tecnologias de ponta que a cirurgia plástica oferece, além de conhecimento e atualização, bem como uma equipe preparada e ambiente seguro para a realização de cirurgias é fundamental para que todo o processo da cirurgia plástica ocorra de acordo com o planejado e que possa garantir resultados de acordo com as expectativas do paciente.

Quer tirar suas dúvidas sobre lifting facial? Entre em contato e agende sua consulta!

 

Que tal conhecer outros procedimentos para aperfeiçoar a face e escolher o melhor para você? Confira!