Com o passar dos anos, muitas mulheres começam a ficar incomodadas com a flacidez da pele. Esse problema ocorre, principalmente, pela falta de colágeno e por outros fatores que afetam o corpo com o passar do tempo. Uma das regiões que é afetada pela flacidez e causa desconforto para as mulheres é o braço.

A braquioplastia é uma cirurgia plástica indicada para quem possui flacidez nos braços. Ela traz um novo contorno e elimina o excesso de pele, deixando os braços com uma aparência mais agradável para a paciente e melhorando sua autoestima.

Exercícios físicos podem melhorar o tônus muscular, mas não afetam o excesso de pele que perdeu a elasticidade ou os tecidos subjacentes enfraquecidos. Por isso, pessoas que passaram por uma grande perda de peso – que tinham sobrepeso e o perderam –, que têm fatores hereditários que favorecem a flacidez ou que ficaram com excesso de pele devido à idade e à perda de colágeno natural podem se beneficiar dessa cirurgia.

Para fazer a cirurgia de braquioplastia é essencial que o paciente esteja em boas condições de saúde. Pessoas que estão muito acima do peso ou que têm doenças crônicas – hipertensão, diabetes etc – devem  passar por uma avaliação médica detalhada prévia , para evitar problemas durante a cirurgia ou no pós operatório

Quer saber mais sobre a braquioplastia? Continue a leitura!

Braquioplastia: uma solução para a flacidez

A braquioplastia, ou lifting de braço, tem como objetivo reduzir o excesso de pele e gordura entre a axila e o cotovelo para remodelar o braço, deixando os contornos mais suaves, com uma aparência mais tonificada.

O procedimento começa com uma anestesia local com sedação ou geral. O tamanho da incisão feita pelo médico dependerá da quantidade de excesso de pele a ser removido na cirurgia. Essa quantidade será definida pelo próprio cirurgião, após uma avaliação física da paciente, em que ele decidirá o quanto pode ser retirado para que se obtenha o melhor resultado.

Essa incisão é feita no interior do braço ou na parte de trás, podendo se estender até um pouco acima do cotovelo. O tecido subjacente de sustentação é firmado e remodelado com suturas internas, finalizando os novos contornos do braço com suavidade.

As incisões são fechadas com suturas absorvíveis ou pontos removíveis. Se forem utilizados os pontos, eles podem ser removidos em de uma a duas semanas após a cirurgia. Apesar de haver inchaço, é possível já perceber os novos contornos do braço logo após a cirurgia.

A importância do pós-operatório

O período pós-operatório de uma cirurgia plástica é tão importante para os resultados finais quanto o próprio procedimento. Na braquioplastia, não é diferente. Após a cirurgia, podem ser colocados curativos ou bandagens sobre as incisões e os braços podem ser envoltos por ataduras, faixas elásticas ou malhas de compressão que tem como objetivo diminuir o inchaço.

Em alguns casos, também pode ser colocado um dreno sob a pele para retirar qualquer excesso de sangue ou fluido acumulado. O uso do dreno é temporário e é retirado pelo médico assistente .

O mais importante desse período é que você siga à risca todas as recomendações do médico, desde o período de descanso indicado até as medicações a serem tomadas e seus horários. Depois de uma cirurgia plástica, também é recomendado fazer drenagem linfática para diminuir o inchaço e o desconforto comum no pós-operatório.

Os resultados de uma braquioplastia podem ser percebidos imediatamente após a cirurgia, mas o resultado definitivo só será visto depois que todo o inchaço tiver desaparecido e a cicatrização estiver completa. Porém, a paciente deve se lembrar de que esses resultados precisam de manutenção.

Por isso, se você fizer a braquioplastia, procure cuidar de sua forma física – e, consequentemente, de sua saúde – mesmo antes do procedimento. Pratique exercícios físicos regulares e tenha uma alimentação equilibrada para não ficar com sobrepeso, porque isso pode prejudicar os resultados da cirurgia.

Procurar um cirurgião plástico confiável, manter suas expectativas realistas, tomar os cuidados necessários no pós-operatório e prestar atenção em sua saúde são as melhores maneiras de garantir que sua cirurgia plástica será um sucesso e que os resultados a deixarão satisfeita.

Quer saber mais sobre a braquioplastia? Entre em contato com o Dr. Garabet!

 

Veja também como lidar com a flacidez na região das pálpebras e rejuvenesça seu olhar!