Já vai longe o tempo em que lipoaspiração era considerada “coisa de mulher”. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a cirurgia é a segunda mais realizada no país, perdendo apenas para o implante de próteses de silicone.

A lipoaspiração masculina vem ganhando cada vez mais espaço entre os homens que suam a camisa na academia em busca de um corpo perfeito, já que com o procedimento é possível eliminar aquela gordurinha do abdômen que insiste em não ir embora mesmo com treinos regulares e impede você de alcançar o tão sonhado “tanquinho”.

Ficou interessado? Então saiba mais sobre o procedimento!

Como é feita a lipoaspiração masculina?

A lipoaspiração masculina é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo retirar gordura de áreas específicas, como abdômen, coxas, flancos e costas.

Tal como acontece com as mulheres, para a realização da  técnica, o cirurgião plástico faz pequenas incisões na pele por onde insere cânulas finas, que vão remover a maior parte da gordura da região — uma camada fina é preservada para evitar flacidez e garantir a sustentação da pele.

A cirurgia é realizada com anestesia local com sedação ou, dependendo do volume de gordura a ser aspirado, com anestesia geral. A alta hospitalar costuma acontecer em até 24 horas.

Então não há diferenças entre a lipoaspiração masculina e a feminina?

Embora o procedimento realizado seja o mesmo do ponto de vista técnico, alguns aspectos diferenciam a lipoaspiração masculina da feminina. O  mais importante diz respeito aos resultados, que costumam ser mais evidentes nos homens.

Isso porque apesar da gordura masculina ser mais difícil de ser esculpida, por ser homogênea, a pele dos homens mantém a tonicidade por mais tempo devido à produção de testosterona, o que traz mais eficácia ao procedimento e praticamente elimina os riscos de flacidez em cirurgias bem indicadas.

Outra diferença entre a lipoaspiração masculina e feminina diz respeitos aos resultados estéticos e visuais. Enquanto no procedimento realizado no abdômen dos homens o objetivo é alcançar a definição, nas mulheres a busca é por um corpo mais modelado, com curvas.

Para quem a lipoaspiração masculina está indicada?

A lipoaspiração masculina é recomendada para homens que estão dentro do peso ideal ou pouco acima dele e que apresentam boa elasticidade na pele, mas têm pequenos depósitos de gordura localizada a serem eliminados.

O procedimento não é indicado para pacientes que estão acima do peso e não deve ser utilizado com método de emagrecimento. A cirurgia funciona bem nos casos de gordura subcutânea, ou seja, aquela que fica logo abaixo da pele e que esconde, por exemplo, os músculos do abdômen.

No entanto, a lipoescultura masculina não é capaz de eliminar a gordura visceral, aquela que está localizada entre os órgãos do corpo e que é responsável, entre outras coisas, pela popular “barriga de chope”.

O procedimento apresenta ótimos resultados entre homens que tem uma boa alimentação e praticam atividade física regularmente, mas não conseguem visualizar a definição muscular por apresentar uma camada de gordura subcutânea em alguma região.

Como é o pós-operatório da lipoaspiração masculina?

Em geral, é preciso ficar afastado das suas atividades diárias, como trabalho e estudos, por um período de 5 dias e da sua rotina de exercícios por 3 semanas.

Além disso, o cirurgião plástico costuma indicar o uso de cinta compressiva por no mínimo 1 mês, período no qual também não é recomendado expor-se ao sol.

Logo após a cirurgia, é comum ficar com manchas negras na região e bastante inchado. Embora o tempo de recuperação possa variar muito de um paciente para o outro, em geral o inchaço costuma desaparecer a partir de 10 dias após a realização do procedimento e as manchas, em 3 semanas.

A lipoaspiração masculina é arriscada?

A lipoaspiração masculina é um procedimento bastante seguro mas, como qualquer cirurgia, sua realização envolve riscos, que vão desde pequenos sangramentos até perfuração de órgãos e embolia, estes muito raros de acontecer.

Para minimizar essas ocorrências, só realize o procedimento com um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e em espaços com a infraestrutura completa para atendê-lo em caso de qualquer eventual emergência.

Gostou de saber um pouco mais sobre os benefícios e indicações da lipoaspiração masculina? Se você deseja agendar uma consulta, entre em contato agora mesmo com a Clínica Dr. Garabet!