Você sabe qual a diferença entre a lipoaspiração e lipoescultura? Apesar de serem procedimentos complementares, eles têm finalidade diferentes.

A primeira retira a gordura localizada em uma área do corpo através de uma cânula, visando redefinir o contorno corporal. Ou seja, caso a pessoa esteja em seu peso ideal, mas tem aquela “gordurinha” que não sai de jeito nenhum, a lipoaspiração é indicada.

Quanto a lipoescultura, é realizado o procedimento da lipoaspiração, mas ao invés de desperdiçar a gordura aspirada, ela é injetada em alguma outra parte do corpo que o paciente queira mais volume. Ou seja, uma gordura não desejada é lipoaspirada, seja ela dos flancos, abdômen, culotes, etc, ela é tratada e depois injetada em alguma outra parte do corpo, podendo ser as maçãs do rosto, pernas, glúteos e outros.

Como saber qual procedimento é o indicado para mim?

É importante ressaltar que nenhum dos dois procedimentos substituem o emagrecimento e nem são tratamentos contra a obesidade, sendo indicados apenas para aqueles que tenham  depósitos de gordura localizada mesmo estando em seu peso ideal. O primeiro passo para saber qual procedimento é o ideal é conhecendo a finalidade de ambos, e assim, o próprio paciente vai avaliar se ele precisa apenas retirar a gordura ou se quer dar volume em alguma região.

Após isso, indica-se uma conversa franca com o cirurgião plástico, e após a avaliação dele será possível alinhar as expectativas do paciente com o que a cirurgia plástica pode proporcionar. Vale lembrar que ambos os procedimentos devem ser realizados por profissionais capacitados para este tipo de cirurgia. De acordo com um estudo feito pelo Conselho Regional de Medicina, a grande maioria dos erros em lipoaspirações ou lipoesculturas se dão por profissionais não experientes ou não indicados para este tipo de procedimento.

Como funciona cada uma delas?

Ambos os procedimentos devem ser feitos em ambientes hospitalares para garantir a máxima segurança ao paciente, mesmo se for para a retirada de uma pequena quantidade de gordura. Isso porque o hospital terá os padrões exigidos de higiene, aparelhagem, e uma eventual complicação pode ser solucionada.

No dia da cirurgia, é aplicada uma anestesia que pode ser raqui, peridural ou geral, dependendo das necessidades de cada um. Após isso, uma cânula metálica ligada a um aparelho de sucção aspira a gordura da área indesejada, sendo este o processo de lipoaspiração.

Caso queira inserir aquela gordura em outra parte do corpo, sendo o processo conhecido como lipoescultura, essa gordura será purificada através de vários processos, incluindo lavagem, decantação e centrifugação. Após isso, ela será enxertada na área em que há uma necessidade de maior volume, garantindo um corpo mais harmônico ao paciente.

Depois da cirurgia, o paciente poderá voltar para a casa no mesmo dia, e suas atividades habituais vão sendo retomadas progressivamente e com bom senso após 5 dias. Ao fim do primeiro mês os efeitos da lipoaspiração ou lipoescultura atingirá seu aspecto real.

Neste período de recuperação, o médico poderá prescrever analgésicos para o alívio de dores, e indicar sessões de drenagem linfática afim de otimizar o processo pós-operatório, já que ela auxilia na diminuição do inchaço corporal, remove os edemas, e são eficazes no alívio das dores.

Vale ressaltar que o resultado definitivo aparecerá entre o terceiro e  quarto meses após a cirurgia, sendo o único momento em que o cirurgião poderá saber se os objetivos realmente foram atingidos.

Cuidados do paciente

A lipoaspiração remove as células de gorduras presente na região, e mesmo com uma pequena variação de peso, dificilmente a região lipoaspirada terá novamente o depósito de gordura.

No entanto, o paciente precisa procurar manter seu peso estável, pois caso haja um aumento significativo no volume de gordura corporal, a região lipoaspirada pode ter novamente a gordura depositada, anulando os efeitos da lipoaspiração. Isso porque as células remanescentes aumentam de tamanho com o aumento de peso.

Para isso, é recomendado que o indivíduo que realizou os procedimentos tenha uma alimentação saudável e balanceada, além da prática de exercícios físicos regularmente.

 

Se interessou pelo assunto? Gostaria de saber mais sobre lipoaspiração e a lipoescultura? Acesse o site do Dr.Garabet para tirar todas as dúvidas, e marque uma consulta com um dos maiores especialistas no ramo de cirurgia plástica.

 

Agora que você já sabe o melhor processo para modelar seu corpo,
descubra qual o melhor procedimento de prótese pra o seu tipo de seios!