Basicamente qualquer movimento facial como franzir a testa, apertar os olhos, mastigação e até mesmo sorrir, pode levar aos sinais comuns de envelhecimento e também de expressão: as famosas rugas. E quando o tema é rejuvenescimento facial, a aplicação da toxina botulínica é uma prática comum na vida de homens e mulheres vaidosos.

Com a alta procura pelo procedimento é normal que surjam dúvidas e mitos sobre a aplicação da toxina botulínica. Pensando nisso, separamos alguns pontos importantes para desmistificar o assunto, confira:

Principais mitos e verdades sobre a toxina botulínica

1 – O efeito da toxina botulínica é imediato?

Mito.  Os primeiros efeitos podem aparecer após 48 a 72 horas da aplicação. Para que os efeitos sejam notáveis é preciso aguardar duas semanas ou até os músculos se acomodarem. O efeito dura em média seis meses, mas dependerá da resposta individual, técnica realizada e da quantidade aplicada em cada paciente.

2- A substância só é indicada para tratamentos de rejuvenescimento facial?

Mito.  A ciência aperfeiçoa e traz cada vez mais segurança ao procedimento. A toxina botulínica também é bastante recomendada para alterações corporais como: blefaroespasmo, bruxismo, hiperidrose (palmar e axilar) e estrabismo. Além dos tratamentos dermatológicos para acne e rosácea.

3- Jovens podem realizar o tratamento?

Verdade. Não existe uma idade mínima para o tratamento, porém é valido ressaltar a importância de uma avaliação e recomendação apropriada de um profissional especializado.

4- A aplicação da substância é realizada em qualquer tipo de clínica?

Mito. O procedimento requer conhecimento, técnica e habilidades por parte do especialista. É imprescindível que o paciente procure um médico capacitado e experiente na técnica de aplicação.

5- O procedimento é dolorido?

Mito. Especialistas afirmam que a aplicação da toxina botulínica é indolor, pois a agulha utilizada é bem fina. Porém para pessoas mais sensíveis pode ser aplicado um anestésico tópico local.

6- A aplicação da toxina botulínica pode deixar o paciente sem expressão?

Mito, mas há controversas. A toxina é aplicada diretamente no músculo responsável pela formação da ruga e atua para relaxar a musculatura. O relaxamento pode ser mais ou menos intenso, mas isso vai depender da dosagem e técnica durante a aplicação.  O tratamento é individualizado e todas as características e expectativas do paciente são avaliadas para que não haja excessos e comprometa o resultado final.

7- A aplicação pode ser realizada para aumentar os lábios?

Mito. A toxina não tem capacidade para aumentar os lábios, porque ela serve para relaxar a musculatura onde é injetada.  Então o tratamento ideal para este caso é o preenchimento labial, que garante o aumento do volume e pode ser utilizado para a definição de contorno dos lábios.

8- A sobrancelha sobe com a aplicação da toxica botulínica?

Verdade. Ao ser aplicada no local correto, a substância pode fazer com que a sobrancelha eleve-se de maneira sutil, proporcionando uma aparência mais jovem a quem se submete ao tratamento.

9- A toxina botulínica substitui uma cirurgia plástica?

Mito. As aplicações podem retardar a necessidade de uma cirurgia plástica, pois atenuam e previnem as rugas de expressão. Mas em determinados casos a toxina botulínica pode complementar a cirurgia, tornando-a menos invasiva.

Se interessou pela aplicação da toxina botulínica? Marque uma consulta com o Dr. Garabet e tire suas dúvidas.