O preenchimento facial é um procedimento que visa rejuvenescer a pele do rosto preenchendo regiões profundas da pele, corrigindo as depressões que surgem ao longo do tempo, e consequentemente, ajudando a melhorar o aspecto facial. Para isso, é utilizado um material que varia de acordo com as necessidades individuais de cada paciente.

Sendo um dos procedimentos mais procurados pelas pessoas acima dos quarenta anos, o preenchimento é excelente para corrigir rugas finas, sulcos faciais, correção de cicatrizes, aumento dos lábios, auxilia no combate as olheiras, contorno da mandíbulas, preenche as “maçãs do rosto”, entre outros.

No entanto, há muitos mitos sobre o preenchimentos. Por isso, reforçamos o quanto é importante procurar um profissional capacitado para realizar o procedimento, afim de evitar transtornos futuros, e selecionamos alguns mitos e verdades sobre ele.

1 – Preenchimento facial dói – MITO

O procedimento é quase indolor, causando apenas um desconforto na região aplicada, sendo que esta varia de pessoa para pessoa. O médico aplica um anestésico tópico visando diminuir a sensibilidade da agulha.

2 – Há uma perda de sensibilidade na região do preenchimento facial – MITO

Como o preenchimento é feito nas camadas superficiais da pele, não causa nenhum tipo de alteração na sensibilidade.

3  – Existe uma idade mínima para o preenchimento facial – MITO

Não há uma idade mínima para o procedimento. No entanto, ele é indicado apenas para aqueles que estão começando a ter suas primeiras rugas e visam ter o rosto esteticamente mais belo. Há casos de jovens que buscam o preenchimento facial visando corrigir alterações congênitas.

4 – O efeito não é permanente – VERDADE

A duração varia do local preenchido, indo de nove a dezoito meses. Após este período, é necessário realizar o procedimento novamente.

5 – O excesso de aplicações faz com que o procedimento perca o efeito – MITO

Ao contrário, há estudos que mostram que as aplicações sucessivas melhoram ainda mais os efeitos do preenchimento.

6 – É possível haver efeitos colaterais no procedimento – VERDADE

Apesar de muito raros, é possível haver efeitos colaterais com o uso de preenchedores, entre eles hematomas, infecções, edemas, nódulos, e até necrose, esta última mais ligada ao uso incorreto do preenchedor.

7 – Vemos o resultado definitivo logo após o procedimento – MITO

Após a aplicação já é visível uma melhora estética na região. No entanto, é comum que haja inchaço e vermelhidão, o que exige entre três e quatro dias para que haja regressão.

8 – Não há contraindicações para o preenchimento facial – MITO

Como qualquer procedimento estético, mesmo os mais simples, há contraindicações. Portadores de doenças autoimunes, alérgicos aos componentes da formulação, portadores de inflamações ou infecções no local e mulheres grávidas ou em amamentação não devem realizar o procedimento. No entanto, é importante conversar com o seu dermatologista visando esclarecer todas as dúvidas.

9 – O preenchimento facial é feito apenas com ácido hialurônico – MITO

Apesar do ácido hialurônico ser um dos mais utilizados, sendo uma substância presente naturalmente em nossa pele e que diminui com a ação do tempo, o médico irá avaliar qual o melhor produto para cada caso. Entre eles está  o Sculptra ou Radiesse, que são indutores da formação de colágeno, estimulando o próprio organismo a formar novas fibras de colágeno, melhorando a flacidez da pele e preenchendo as rugas; ou até mesmo a aplicação da própria gordura do paciente, onde uma parte dela é colhida através da lipoaspiração, e logo em seguida é injetada no local desejado.

10 – Botox é sinônimo de preenchimento facial – MITO

Muito comum a confusão entre ambos, botox não é sinônimo de preenchimento facial. O Botox é utilizado para relaxar o músculo e remover as rugas e linhas de expressão cinéticas, isto é, que aparecem com a contração muscular, enquanto o preenchimento aumenta o volume e corrige os contornos da pele, sendo utilizado para corrigir sulco nasogeniano (bigode chinês), aumento do volume dos lábios, etc.

Se interessou sobre o assunto? Quer saber mais sobre o preenchimento facial ou até mesmo marcar uma consulta? Acesse o site o Dr.Garabet, um dos maiores especialistas no ramo da cirurgia plástica.

Conheça ja nosso material exclusivo, baixe agora!