A primeira consulta com um cirurgião plástico é o momento de estabelecer um relacionamento de confiança. Nesse encontro, o paciente pode tirar todas as suas dúvidas e aprender mais sobre a cirurgia que deseja fazer.

Não sabe que tipo de pergunta fazer na primeira consulta com um cirurgião plástico? No texto de hoje, nós vamos ajudá-lo a fazer sua lista!

Qual é a importância da primeira consulta?

O médico não precisa estar com o paciente só no momento da cirurgia plástica. Na verdade, criar uma relação de honestidade e confiança com o paciente também é papel do cirurgião para garantir um procedimento mais seguro.

A primeira consulta é onde esse relacionamento começa. É nela que o paciente deve tirar todas as suas dúvidas e o cirurgião deve ser aberto e honesto, contando tudo o que o paciente precisa saber.

Essa boa relação vai garantir que ninguém esconda nada e todas as informações necessárias, seja por parte do paciente ou do médico, estejam claras.

Mas para que esse primeiro encontro seja efetivo, é preciso saber quais perguntas fazer na primeira consulta com um cirurgião plástico.

O que perguntar na primeira consulta com um cirurgião plástico?

Não sabe por onde começar? Veja abaixo algumas boas perguntas para fazer na primeira consulta com um cirurgião plástico e complete com suas próprias dúvidas e receios!

Essa cirurgia vai resolver meu problema?

Muitas vezes, o paciente não sabe qual é a melhor solução para seu problema. Se você tem muita gordura localizada no abdômen, fazer uma lipoaspiração é mais recomendado do que fazer uma abdominoplastia. Pergunte para o médico o que pode ser feito.

Quais são os riscos?

Todo tipo de cirurgia tem riscos – mesmo que sejam raros. Pergunte quais são os riscos que sua cirurgia pode oferecer.

Em qual local será feita a cirurgia?

Algumas cirurgias são feitas na própria clínica. Outras, em hospitais. De qualquer modo, faça questão de saber previamente onde será e conhecer o local, observando a limpeza, o conforto e as tecnologias disponíveis.

Como é o pré-operatório?

O período antes da cirurgia é muito importante para preparar seu corpo para o que está por vir. Pergunte o que deve ser evitado, se é necessário tomar alguma medicação, quais exames devem ser feitos e como se preparar no dia do procedimento.

Como é o pós-operatório?

Após a cirurgia, é preciso manter uma série de cuidados para garantir uma boa cicatrização e os melhores resultados. Pergunte para o cirurgião sobre o tempo de repouso, quando você poderá voltar à rotina, se tem alguma restrição alimentar, se pode praticar exercícios, etc.

Como fica a cicatriz?

Muitas vezes, pacientes fazem a cirurgia plástica sem saber como vai ficar a cicatriz e se decepcionam por ela ser aparente ou grande demais. Procure saber disso antes para alinhar suas expectativas.

Em quanto tempo poderei ver resultado?

A maioria das cirurgias plásticas não tem resultados imediatos. Só é possível observar uma mudança real depois que o inchaço começa a sumir. Esteja consciente do tempo que vai demorar para não se sentir frustrado depois.

O que posso fazer se não gostar do resultado?

É muito importante saber o que é possível fazer caso você não fique satisfeito com o resultado. É possível refazer essa mesma cirurgia? Ou, talvez, fazer outro tipo de procedimento? Saber disso é essencial para ter certeza do que quer.

Quais são as certificações do médico?

Entre as perguntas para fazer na primeira consulta com um cirurgião plástico, essa é uma das mais importantes. Pergunte sobre as certificações dele para saber se ele é, de fato, um especialista no assunto, e pode oferecer o melhor procedimento possível.

Um bom médico sempre procura se atualizar na área, por isso, não se intimide e faça todas as perguntas que quiser sobre a carreira dele. Saber sobre experiências prévias que ele teve com o tipo de cirurgia que você quer fazer também é bom.

Vá para a primeira consulta preparado com essas perguntas e outras que forem surgindo. Não tenha medo ou vergonha de perguntar – afinal, é o seu corpo e é sua prioridade no momento.

Está pensando em fazer uma cirurgia plástica? Marque uma avaliação com o Dr. Garabet!