A depilação não é uma prática recente e muitas mulheres buscam uma alternativa para seus pelos através de diversas técnicas.  A construção social do corpo feminino é histórica e o fato da mulher não se sentir bem “ao natural” está ligado a isso. Os pelos podem crescer grossos demais, ou simplesmente incomodar as mulheres, que com o passar dos anos, vem tentando achar uma maneira definitiva de se livrar deles.

Se os pelos são algo que incomodam, sejam eles grossos e escuros ou até mesmo uma penugem, o método de depilação a laser pode ser libertador.

Como funciona a depilação a laser?

Em forma de luz, a energia do laser atrai o pelo e ao atingir as células da raiz, o pelo é destruído e não volta a crescer. A energia é atraída pela melanina, que na prática significa que, quanto mais escuro e grosso o pelo, mais eficaz será o resultado. Por dessa atração, as peles bronzeadas e negras precisam ser tratadas com mais critério e cuidado, para evitar manchas e queimaduras. Porém os aparelhos modernos já apresentam um mecanismo onde é possível regular o comprimento e intensidade da luz e as mulheres de pele escura podem realizar o procedimento sem se preocupar com as intercorrências.

Depilação a laser é dolorida?

Cada pessoa possui um tipo de pele e uma sensibilidade, então essa é uma questão muito particular. Existe sim um desconforto a cada disparo do laser, mas em geral é uma dor bem suportável. A dor ou incomodo pode variar de acordo com região em que o laser será aplicado, existe área mais sensível e quanto mais fina a pele da região, consequentemente maior será a sensação de dor.

A depilação a laser dura para sempre?

Conhecida também como depilação definitiva, os pelos são reduzidos quase totalmente. A técnica não garante que os pelos não voltem a crescer, mas os deixam mais fracos e imperceptíveis. 

Sessões de depilação

Vai variar de acordo com a sensibilidade da pele e a quantidade de pelos, mas geralmente as sessões são feitas a cada 30 ou 45 dias. E a maioria dos profissionais orienta que sejam feitas sessões de manutenção após um ano, mas isto pode variar em cada caso.

Cuidados pós-depilação a laser

O paciente deve evitar a exposição ao sol e fazer uso de protetor solar com FPS mínimo de 30. Utilizar loções calmantes logo após a sessão e que siga as recomendações médicas.

Resultados

Os resultados são vistos logo após as primeiras sessões, a cada sessão o paciente perceberá uma falha de crescimento de pelos. As áreas que possuem a melhor resposta ao tratamento são pernas, axilas, barba e virilha. As células podem produzir um novo pelo e não morrem durante a depilação a laser por não possuírem melanina. Devido a isso, pode ser esperada uma redução de 70% a 85% dos pelos em longo prazo.

Contraindicações à depilação a laser

Grávidas não devem se submeter a esse procedimento, além de pessoas que possuem infeções ativas nas áreas a serem tratadas. Porém, somente o bom profissional poderá avaliar e indicar o que deverá ser feito.

É de extrema importância que o profissional que irá realizar o procedimento de depilação a laser seja alguém de confiança, que tenha especialização na área e que possua experiência.

Se você quiser saber mais sobre depilação a laser, conheça esse e outros procedimentos realizados na clínica do Dr. Garabet.

 

Para se manter por dentro, baixe e leia também o nosso e-book “Quais os melhores procedimentos para aperfeiçoar a face”