O envelhecimento é um processo natural que acontecerá com todas as pessoas. Normalmente, seus sinais começam a aparecer a partir dos 30 anos em forma de linhas de expressão, alterações na pigmentação da pele e rugas pequenas. Mas a aparência da pele pode ser modificada com o uso de tratamentos diversos que suavizam as rugas e linhas de expressão ou retardam seu surgimento.

No entanto, em alguns casos, o envelhecimento começa mesmo antes dos 30 anos. É o envelhecimento precoce, causado especialmente, por questões genéticas. Quem tem casos de envelhecimento precoce na família deve ficar atento e começar os tratamentos assim que possível para ter uma pele mais bonita e saudável.

O processo de envelhecimento

Os cirurgiões plásticos dividem o envelhecimento da pele em dois tipos: o intrínseco e o extrínseco. O primeiro tipo é o envelhecimento comum do organismo, determinado pela genética e não por fatores externos. Pessoas com o processo intrínseco mais acelerado ficam com uma aparência mais velha rapidamente, antes mesmo dos 30 anos.

O envelhecimento extrínseco, por outro lado, é decorrente de fatores externos, como a influência de bebidas alcoólicas no organismo, poluição ambiental, tabagismo e exposição excessiva ao sol.

Com o passar do tempo – e a influência do estilo de vida –, a pele vai perdendo substâncias essenciais para sua hidratação e firmeza, que podem ser repostas com tratamentos e procedimentos. Entre elas, um derivado da  vitamina A, conhecida como retinol, que pode clarear ,remover, e prevenir rugas mais profundas, além de combater os radicais livres e a vitamina C ,que ajuda nas restaurações da pele devida à sua ação antioxidante que combatem os radicais livres.

Bons hábitos

Como vimos acima, o ambiente e os hábitos individuais podem acelerar o processo de envelhecimento. Por isso, manter bons hábitos pode prevenir o envelhecimento precoce. A começar por uma alimentação saudável: a ingestão de muita gordura e alimentos industrializados é um dos grandes vilões da pele. Procure manter uma alimentação mais equilibrada, com frutas e verduras, para manter a pele sempre bonita.

O tabagismo também envelhece a pele precocemente e pode favorecer o surgimento de manchas – mais um bom motivo para parar de fumar. Além disso, o álcool diminui a capacidade do organismo de absorver nutrientes e por isso, causa deficiência de vitaminas, sais minerais e proteínas responsáveis pela regeneração de pele.

A melhor maneira de combater o envelhecimento cutâneo, portanto, é cuidar de sua saúde: não fume, não beba em excesso, se alimente de forma saudável e beba bastante água para manter seu organismo hidratado – o que ajuda na hidratação da pele também.

Cuidados com a pele

Além de manter bons hábitos, você pode ajudar a combater o envelhecimento com alguns cuidados com a pele. Por exemplo:

Use filtro solar diariamente.

Usar filtro solar auxilia na prevenção do câncer de pele e impede o surgimento de manchas. Escolha um produto adequado para o seu tipo de pele.

Tenha uma rotina de cuidados.

Todos os dias, dedique um tempo para cuidar de sua pele. Faça uma limpeza, tonifique e hidrate com produtos adequados. Procure fazer isso uma vez ao dia. Uma vez por semana, faça uma esfoliação para promover a renovação celular. Isso permite também que os produtos penetrem mais profundamente na pele.

Evite banhos muito quentes.

Água muito quente retira a proteção natural da pele e pode provocar ressecamento, coceiras e vermelhidão.

Use os produtos certos.

Para garantir um bom resultado em seu tratamento, utilize produto que tenham vitamina C em sua composição. Eles estimulam a produção de colágeno e combatem a flacidez.

Procedimentos possíveis

Quando os bons hábitos e os cuidados com a pele não forem o suficiente – ou quando quiser prevenir ainda mais o envelhecimento precoce –, você ainda pode fazer procedimentos para combater rugas e linhas de expressão.

Um exemplo é o preenchimento facial com ácido hialurônico, aplicado na camada dérmica. Essa é uma substância presente no organismo que diminui com as fibras de colágeno, causando a formação de rugas e sucos. Com o preenchimento, a pele fica mais firme novamente.

Esses procedimentos devem ser realizados por médicos especializados, como dermatologistas e cirurgiões plásticos.

Cuidar de sua saúde e da pele são bons caminhos para combater o envelhecimento precoce. Para deixar a pele mais rejuvenescida, não deixe de conferir os procedimentos possíveis com um médico especializado. Venha saber no site do Dr. Garabet!

 

Conheça agora nosso e-book, e baixe gratuitamente!