Passar por uma cirurgia plástica exige muita responsabilidade por parte do paciente. Para ter certeza do sucesso da cirurgia, ele deve ter cuidado ao escolher seu cirurgião, seguir todas as instruções prévias à cirurgia para garantir que ela ocorra sem percalços e, por fim, ser diligente com os cuidados pós-operatórios.

Na verdade, grande parte do sucesso de uma cirurgia plástica está no pós-operatório. Nesse momento, o que o paciente faz pode ser decisivo para seu bem-estar e conforto durante a recuperação, além de poder acelerar, atrasar ou prejudicar a cicatrização. Os resultados finais da cirurgia dependem muito dos cuidados no pós-operatório – para ter os melhores resultados, os cuidados devem ser seguidos à risca.

O uso da malha cirúrgica é um cuidado comum prescrito pelos médicos após vários tipos de cirurgia plástica – mamoplastia, abdominoplastia, lipoaspiração etc. Ela auxilia na cicatrização e deixa o paciente mais confortável. Seu uso influencia muito no resultado final, fazendo dela indispensável para o pós-operatório.

Você sabe para que serve a malha cirúrgica? Venha descobrir!

O que é a malha cirúrgica?

Malhas cirúrgicas são como roupas de compressão, que fornecem uma pressão constante em toda a área em que foi feita a cirurgia plástica. Seu objetivo é dar apoio e conforto ao paciente, além de ajudar a diminuir a retenção de líquido que se acumula por conta do procedimento – o que também facilita a cicatrização.

É importante ficar atento com a escolha da malha cirúrgica para se certificar de que ela tenha um tecido de qualidade, antimicrobiano e que deixe a pele transpirar tranquilamente para não reter umidade. Umidade em excesso pode causar irritações na pele, um incômodo que você não quer ter após uma cirurgia plástica.

O paciente deve utilizar a malha o dia inteiro, retirando-a apenas para tomar banho e para lavá-la. Por isso, é essencial que ela seja confortável, como uma segunda pele para o paciente. Se a malha machucar de algum modo ou for muito desconfortável, o paciente deverá trocá-la.

Como a malha pode ajudar após a cirurgia plástica?

A malha cirúrgica utilizada no pós-operatório exerce uma pressão suave e constante na área operada, com a finalidade de moldar a pele às novas medidas corporais e juntar tecidos que sofreram transformações durante a cirurgia.

Além disso, ela exerce um tipo de drenagem linfática natural, comprimindo o espaço intercelular e, com isso, ajudando a eliminar o líquido presente no sistema linfático e no plasma sanguíneo. Desse modo, a malha ajuda a diminuir o inchaço e os edemas comuns do pós-operatório.

Mas uma das principais funções da malha cirúrgica é ajudar na cicatrização. Como ela auxilia na eliminação do excesso de líquido acumulado entre as células, elas ficam mais próximas, o que contribui para uma cicatrização mais uniforme. Ou seja, utilizar a malha cirúrgica traz muitos benefícios ao paciente e, por isso, ela é indispensável no pós-operatório.

Qual é a maneira certa de usar a malha?

O uso da malha começa logo após o término da cirurgia, em que o cirurgião escolhe o tamanho ideal para que a malha comprima a pele do paciente sem impedir a circulação sanguínea. A duração do uso depende da cirurgia. Em média, 1 mes utilizando-a o dia inteiro. Durante esse período, ela pode perder um pouco de sua compressão, tendo que ser substituída ou ajustada no próprio fabricante.

Para garantir que sua cirurgia seja um sucesso, o preparo deve começar a partir do momento em que você procura por um cirurgião. Encontre um profissional confiável e especialista na área, que pode acompanhá-lo durante todo o processo – inclusive antes e depois da cirurgia. A relação entre médico e paciente é muito importante para o paciente se sentir mais seguro com o procedimento e seguir as orientações médicas com precisão.

Seguir as orientações prescritas, especialmente durante o período pós-operatório, é o que vai garantir o bom resultado de sua cirurgia plástica. Por isso, procure confiar nas ordens do cirurgião: tome os remédios na hora certa, faça drenagem linfática, cuide dos curativos e use sempre a malha cirúrgica. Isso ajudará na cicatrização, o deixará mais confortável e garantirá o melhor resultado possível.

Quer saber mais sobre os cuidados necessários no pós-operatório de uma cirurgia plástica? Entre em contato com o Dr. Garabet!

 

Saiba mais também sobre procedimentos para aperfeiçoar seu rosto!