Quanto tempo é preciso esperar no pós-cirurgia para retomar a prática de exercícios físicos?

Esta é uma dúvida constante em quem passou por algum procedimento e deseja voltar à rotina da academia e exercícios.

Sabemos que praticar atividades físicas é essencial, não só para manter os resultados da cirurgia, mas também para a saúde do organismo. Contudo, é imprescindível respeitar o tempo de repouso indicado pelo médico cirurgião no pós-operatório, para que os exercícios não atuem de forma negativa nos resultados ou gerem problemas mais sérios, como rompimento de pontos e deslocamento de próteses.

Quando voltar à rotina de exercícios depois de realizar um procedimento cirúrgico?

As pessoas que optaram por realizar alguma cirurgia plástica, para aperfeiçoar o visual ou por questões de saúde, devem seguir as recomendações médicas e alguns cuidados especiais.

O período para retorno as caminhadas, natação, lutas ou musculação varia de acordo com o procedimento ao qual a paciente foi submetida.

Nas cirurgias da região das mamas, abdômen e lipoaspiração, em geral, são utilizadas no pós-operatório malhas elásticas para comprimir e sustentar as áreas operadas.

Treinos leves são recomendação para quem tem rotina de exercícios

Mesmo pessoas habituadas à rotina de exercícios devem tomar cuidados após realizar algum procedimento.

O ideal é começar com treinos leves (caminhadas e trote) após cerca de 40 dias, respeitando sempre a recuperação do organismo. Usar cinta ou sutiã cirúrgico para garantir maior segurança pela diminuição do movimento dos músculos.

Já o hábito normal de exercícios pesados, como corridas, musculação, alongamentos e levantamento de peso devem ser realizados somente após o terceiro mês pós-cirurgia. Os 90 dias são necessários para que a cicatrização dos tecidos aconteça em sua totalidade.

Precauções e tempo médio para as cirurgias mais comuns

Prótese de mama: será necessário uso do sutiã cirúrgico por, no mínimo, 30 dias. Atividades físicas que utilizem os braços como levantamento de peso, natação ou corrida, só são permitidos após dois meses. Exercícios leves como caminhadas curtas são permitidas desde que a paciente esteja se sentindo bem.

Mamoplastia redutora: assim como na cirurgia para implantes mamários, os exercícios podem ser liberados após dois meses.

Prótese de glúteo: usar a cinta modeladora no primeiro mês. Atividades físicas podem ser reiniciadas após quatro meses da cirurgia, porém de forma lenta. A musculação deve ser evitada, especialmente nas pernas e nos glúteos.

Lipoaspiração: os exercícios físicos costumam ser liberados após um mês. O uso da cinta não é obrigatório durante os exercícios, porém ela deve ser recolocada após as atividades.

Abdominoplastia: o retorno aos exercícios físicos se dá por volta de 60 dias.

Rinoplastia (nariz): é recomendado evitar exercícios durante os próximos 30 dias. Esportes de contato como lutas e modalidades com bola devem ser evitados por, pelo menos, dois meses.

Bichectomia (bochechas): atividades físicas leves como caminhadas podem ser retomadas após duas semanas. Academia, exercícios de contato e atividades mais intensas são liberadas depois de três a quatro semanas, de acordo com a evolução de cada paciente.

Quais cuidados são precisos no pós-operatório?

Esse momento é crucial e de extremo cuidado, porque se o pós-operatório for mal feito pode comprometer o resultado da cirurgia e também a sua saúde.

É importante conversar com seu cirurgião e tirar todas as dúvidas sobre as precauções. Cada região operada exige cuidados específicos, mas algumas dicas são comuns na maioria delas:

  • Depois da cirurgia use roupas fáceis de vestir;
  • Peça para seu médico o tipo de alimentação recomendada para o seu caso e abasteça a dispensa antes da cirurgia;
  • Confira com o seu cirurgião o tipo de cinta compressora ou o sutiã você deverá usar;
  • Não fume, não beba ou use drogas pelos 40 dias seguintes;
  • Não tome anticoagulantes pelos próximos 21 dias;
  • Não tome anticoncepcional por mais 30 dias;
  • Evite sol pelos próximos 60 dias;
  • Tenha uma alimentação balanceada;
  • Converse sempre com seu médico.

É importante lembrar que a prática de atividades físicas poderá potencializar o resultado de uma cirurgia plástica, mas somente se as orientações do cirurgião forem realizadas corretamente.

Fique atenta ao tempo de repouso recomendado para não comprometer o procedimento ou gerar alguma complicação.

Ficou com alguma dúvida? Quer realizar uma cirurgia ou está preocupada com o pós-operatório? Entre em contato com Drº Garabet e agende sua consulta!