Além de elevar a autoestima, a mamoplastia de aumento é uma cirurgia que traz mudanças positivas na vida da mulher e por ser uma cirurgia com poucas  intercorrências e complicações, é um dos procedimentos mais procurados por elas em todas as fases da vida.

Porém, se você pretende colocar próteses de silicone, é imprescindível ter boa dedicação para garantir uma recuperação perfeita e um excelente resultado. Toda cautela é necessária, até mesmo na hora de realizar movimentos simples, afinal, toda prótese de silicone é um peso extra e que exige maior sustentação e adaptação.

Veja a seguir alguns cuidados que irão te ajudar no pós-operatório da mamoplastia de aumento.

Principais cuidados com a prótese de silicone

Repouso recomendado

O seu organismo precisará de tempo para se recuperar da melhor maneira possível, por isso é necessário que você respeite o tempo de repouso.

Cada paciente responde de maneira diferente e o prazo ideal não existe, por isso atente-se à orientação do seu cirurgião e cumpra o tempo estabelecido.

Utilize o sutiã cirúrgico

Para ajustar a nova estrutura do seu corpo e garantir uma melhor recuperação, o cirurgião indica o uso do sutiã cirúrgico. Não utilize um sutiã tradicional, visto que a maioria possuem estruturas de arame e podem machucar a região recém-operada. Adquira o modelo que o seu cirurgiã indicou, inclusive muitos recomendam que a paciente leve o sutiã no dia da cirurgia para sair do hospital com ele.

Não durma de bruços

Evite dormir sob as próteses nos primeiros 45 dias após a realização da mamoplastia de aumento, pois, o corpo exerce uma pressão elevada  sobre as próteses recém implantadas e pode causar rompimento dos pontos, deslocamento das próteses e causar sangramentos.

Evite exposição ao sol

Nos primeiros 30 dias os médicos recomendam evitar a exposição ao sol, pois a alta temperatura pode prejudicar a recuperação do tecido. As cicatrizes podem escurecer e podem surgir algumas manchas na pele por causa dos hematomas durante a própria cirurgia e ficarão com aspecto de tatuagem com a ação do sol.

Quem fica muito exposto ao sol após a cirurgia também sentirá maior inchaço e latejamento, devido à ação da vasodilatação, causando desconforto e, em determinados casos,  prejudica o resultado final da cirurgia.

Alimentação saudável

De maneira geral opta-se por alimentos com pouco sal para não aumentar o inchaço. Uma alimentação mais leve nos primeiros dias, como frutas, sopas, gelatina, bolachas e chá, podem ajudar na recuperação. Em alguns casos, as pacientes sentem náuseas. Mas, caso isso não aconteça, a alimentação normal já pode ser retomada após o segundo ou terceiro dia.

Cuidados gerais

As atividades físicas precisam ser restringidas por pelo menos dois meses, mas atividades leves como caminhadas curtas são permitidas desde que a paciente esteja se sentindo bem.

Evite molhar o curativo. O banho completo só é permitido após o segundo dia e se precisar lavar os cabelos, conte com o auxílio de alguém.

Os cirurgiões recomendam evitar a prática da relação sexual nas primeiras duas semanas, para que não prejudique a recuperação. Em alguns casos, existe uma discreta perda de sensibilidade nos seios, porém é recuperada em um prazo mínimo de seis meses.

Hidrate-se, beba muita água e, de acordo com as recomendações do seu cirurgião, invista em hidratação com óleos ou cremes adequados para o seu tipo de pele.

Ao seguir todas essas dicas, as chances de conquistar um resultado incrível são grandes. Caso ocorra qualquer tipo de intercorrência, procure o seu médico.

Se interessou pelo assunto? Agende uma consulta com o Dr. Garabet e tire suas dúvidas.