É praticamente impossível encontrar uma mulher que não ame se cuidar e manter a beleza em dia, por isso os procedimentos voltados para o rejuvenescimento facial fazem tanto sucesso. Os dois principais, que sem sombra de dúvidas são os mais procurados pelas pacientes, são o preenchimento e o Botox, que visam amenizar de forma extremamente satisfatória as marcas de expressão e as rugas que surgem no decorrer dos anos por diversos motivos.

Exposição frequente ao sol sem proteção ou mesmo expressões normais do dia a dia, como sorrir, fazem com que a pele apresente marcas conforme perde colágeno e outras propriedades devido o avanço da idade, e basta reparar nos primeiros sinais para surgir a vontade de se submeter a um dos procedimentos acima citados. Mas você sabia que existe uma grande diferença entre eles e que é preciso saber qual condiz com o seu caso?

Entenda mais abaixo.

Qual procedimento para rejuvenescimento facial escolher

É importante frisar que ao procurar uma clínica de estética e marcar sua primeira conversa com o cirurgião você possui total liberdade para informar que deseja fazer o preenchimento facial, por exemplo, porém a palavra final é sempre do profissional. Afinal, é ele que saberá fazer uma análise correta do seu rosto e das áreas que devem receber as aplicações para então determinar o que é melhor.

Essa análise tem como base os dois tipos de rugas existentes, sendo que cada um exigirá um procedimento diferente:

Rugas dinâmicas

São aquelas causadas pela movimentação dos músculos, podendo ser notadas em diversas áreas, entre elas a testa. Quando há algum movimento é possível notar as linhas de expressão, caso contrário não é possível perceber as marcas.

Rugas estáticas

Ao contrário das rugas dinâmicas, as rugas estáticas são aquelas que podem ser notadas mesmo quando o rosto está completamente relaxado, pois são causadas devido à perda natural de volume que a pele sofre com a idade.

O procedimento adotado, portanto, não pode ser o mesmo para as duas situações, pois cada um possui um tipo de ação e irá entregar um resultado diferente, cabendo ao cirurgião plástico determinar qual será utilizado.

O preenchimento facial, como seu próprio nome sugere, é o procedimento que visa preencher as rugas estáticas e devolver o volume à área tratada, deixando-a mais jovem e sem o temido ar de cansaço. Para isso, utiliza o ácido hialurônico, elemento que é produzido pelo próprio organismo, mas que se perde com o passar dos anos e favorece o aparecimento das marquinhas. É também um ótimo aliado quando o assunto é hidratação.

Já o Botox utiliza como base a toxina butolínica, produzida por uma bactéria capaz de causar a paralisação muscular. Porém, por ser industrializado e trabalhado de forma purificada e em quantidades pequenas, o Botox não oferece riscos à saúde da paciente, mas sim o benefício de combater as rugas dinâmicas, uma vez que age diretamente sobre os músculos, causando seu relaxamento e evitando que se contraiam como antes, o que evita que tais rugas possam ser notadas.

Ambos os procedimento são rápidos, feitos utilizando injeções e não apresentam nenhum tipo de desconforto, sendo possível utilizar anestésicos caso a pele tratada seja sensível. É possível ainda retornar para casa e para os afazeres logo em seguida, seguindo todos os cuidados e recomendações do cirurgião, mesmo não se tratando de um procedimento cirúrgico propriamente dito.

Outras vantagens do Botox e do preenchimento

Além de atuarem diretamente sobre as rugas, esses procedimentos são empregados também em outras situações, que melhoram a autoestima e a aparência das pacientes de igual forma: o preenchimento facial com ácido hialurônico pode ser utilizado também nos lábios para deixá-los mais projetados ou volumosos, bem como para corrigir falhas, e o Botox possui ainda a função de combater a hiperidrose, que nada mais é do que o excesso de suor. Para isso, deve ser aplicado nas áreas que sofrem com esse problema.

 

Incrível, não é mesmo? Agora que você já conhece os tipos de rugas existentes, é mais fácil entender por que o procedimento escolhido por você previamente pode não ser o mais indicado. Não deixe de conversar com um bom cirurgião membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para saber mais e obter uma avaliação profissional da sua pele.

Nossa equipe está preparada para te receber e tirar todas as suas dúvidas. Conheça nosso site e aproveite para marcar uma visita.

 

Quer valorizar ainda mais sua beleza?
Confira como rejuvenescer o seu olhar!